Forma
O processo eleitoral de Passo Fundo está se desenhando. O anúncio do nome do advogado e professor da UPF, Alcindo Roque, como pré-candidato a prefeito pelo PR é passo para consolidar a primeira chapa. O PR se credencia para negociar aliança com o PP. Osvaldo Gomes prestigiou o ato de lançamento do velho amigo. Gomes e Alcindo Roque são parceiros na política de longa data. Alcindo foi Procurador-Geral do Município na última administração de Gomes, encerrada em 2003. Ele também é advogado em algumas ações do ex-prefeito. Será, também, a estreia de Alcindo na política como candidato, pois do processo político ele entende como poucos.
Envolvimento
Numa breve conversa com a colunista, Alcindo Roque disse que Osvaldo Gomes é um político admirável e sabe que este sentimento é recíproco. “Gostaria de construir junto com ele, mas não posso deixar de ter uma participação ativa no processo. Tenho muita afinidade com o Osvaldo e condições de contribuir para um projeto conjunto. Mas, o momento é de marcar posição e também de estabelecer um diálogo com outras pessoas e partidos. Entendo necessária maior participação na política partidária de quem até agora não quis se envolver”, disse.
Lideranças
Alcindo Roque tem razão quando diz que “precisamos despertar novas lideranças...e a sociedade precisa se envolver com a política. O mais grave e a omissão”. Enquanto as opiniões sobre política (muitas rasas e sem fundamento na sua grande maioria) permanecerem na plataforma virtual para ganhar likes, não seremos protagonistas da mudança. A transformação pode até começar no virtual, mas ela precisa ser concretizada no mundo palpável. E isso se dá participando, por exemplo, de audiências públicas que definem prioridades para o orçamento.
Disputa
Enquanto o quadro se define, o prefeito Luciano Azevedo empurra para mais alguns dias a decisão de concorrer ou não. A colunista tem afirmado que não concorrer não está nos planos. Luciano tem conversado com partidos aliados sobre a composição da nova chapa. Aparentemente sem PSDB e sem o DEM (terão candidatos próprios) o caminho fica aberto para o PMDB indicar o vice. Resta o partido superar certa disputa interna. João Pedro Nunes ou Giovani Corralo?
Notícia boa
Compartilhando duas boas notícias: no Caderno Administrar deste mês de maio, uma reportagem especial sobre os setores que estão ganhando com a crise e na edição de ON desta terça-feira, a CDL Empregos oferece 120 vagas de trabalho.