A poucas semanas de ser aberto, o novo Parque da Gare contará com equipes próprias de segurança e de manutenção e limpeza. A medida busca preservar o patrimônio e oferecer o cuidado que a população necessita. A obra está sendo realizada em um dos mais importantes espaços públicos de Passo Fundo. “O parque será entregue totalmente revitalizado e devolvido para a ser usado por todos nós. Manter o espaço limpo e organizado é fundamental, assim como garantir mais segurança com equipes específicas para este fim”, ressaltou o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.
O projeto do novo Parque da Gare contempla a construção de um novo espaço para a Feira do Produtor, cumprindo normas de acessibilidade e sanitárias; a nova pista de skate; uma quadra poliesportiva; o anfiteatro; a revitalização do Lago da Gare e a preservação das áreas verdes; e o PRISMA: Estação Cultural da Gare.
História da Gare
A Gare, tem expressiva contribuição para o desenvolvimento de Passo Fundo. No início do século XX, a antiga ferrovia impulsionou a economia, a cultura e a sociedade do município. O espaço, depois da desativação da linha férrea, foi transformado em parque na década de 80 e, desde então não recebeu intervenções em sua estrutura. Agora terá um trabalho que visa agregar qualidade a área pública, promovendo integração e cidadania à população, o Parque da Gare ganha um novo conceito arquitetônico e urbanístico.