Muito comum aos religiosos, esta prática possui inúmeras funções.
Tradicionalmente o jejum religioso é feito em momentos em que se necessita de luz na consciência, solução clara para a nossa mente é a busca da razão e da espiritualidade.
O jejum pode ajudar a enxergar além das muralhas da ilusão que nos aprisiona dissolvendo aos poucos aspectos como o apego cego.
Em muitas passagens da história citaram que grandes iluminados como o Bem Amado Jesus “O Cristo”, foi ao deserto e lá jejuou por quarenta dias.
O jejum causa-nos uma grande sensibilização dos sentidos e nossos sentidos estão associados aos nossos instintos e funções psicológicas ( intuição, emoção, pensamento e sensação ) e o refinamento das nossas antenas naturais que possuem, assim como nosso corpo, três polaridades ( positiva, negativa e neutra )
No corpo abre espaço para um efeito melhorado de tratamentos como florais, fitoterapia, reiki, bioenergética entre outros tratamentos vibracionais como as cirurgias espirituais e também cirurgias médicas tradicionais.
Mas também pode ser um grande meio de desintoxicação física, mental e espiritual desde que seu jejum seja feito de forma apropriada e em lugar calmo.
Existem algumas técnicas, porém, cada pessoa deve procurar a sua e conversar antes com quem já pratica o jejum uma troca de ideias vai bem.
Pessoas que tomam remédios controlados tais como insulinas e moduladores de humor precisam de companhia e cuidados nessa prática ( nunca o faça sozinho ).
Como começar a prática do jejum?
Primeiro, não se faz jejum de forma indiscriminada, nem para emagrecer, pois, a função do jejum, apesar de também causar emagrecimento, é outra.
Segundo, comece com seis horas em um dia da semana que seja calmo para a sua prática, longe de barulho, pessoas barulhentas e ou problemas que lhe tirem do seu centro e o seu sossego. Faça uma vez por semana por duas semanas.
Na terceira semana você pode aumentar para 12 horas, por 3 semanas consecutivas, em um dia da semana nos mesmo critérios.
Na quinta semana você pode fazê-lo de 24 horas, mas, como falei nunca o faça sem ninguém em casa com você. ( tenha por perto um adulto que lhe ajude se precisar e que não lhe incomode )
Nesse dia fale pouco, ore, medite, descanse e anote suas experiências por mais estranhas que possam ser e na sequencia procure alguém que possa lhe ajudar a interpretar. ( terapeutas )
Não faça do jejum uma experiência fútil, nem um método de emagrecimento, nem o pratique de forma indiscriminada ou sozinho.
A prática de tai chi é excelente durante jejuns, pois é de extrema suavidade abrindo suas visões, a do corpo e da alma.
Paz e luz !!