Emissão de carteiras de trabalho só na próxima semana

Serviço está suspenso desde o dia 18 de maio, em Passo Fundo, para implantação de um novo sistema

Por
· 1 min de leitura
Migração de sistema offline para online está sendo executado por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS)Migração de sistema offline para online está sendo executado por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS)
Migração de sistema offline para online está sendo executado por determinação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A estimativa é para que a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), na Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, seja retomada a partir de segunda-feira, 13 de junho. Desde o dia 18 de maio, o serviço está suspenso temporariamente, devido a terceira fase de implantação do sistema online no Estado. O novo sistema faz parte das melhorias e modernização dos serviços. De acordo com o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, Sérgio Ferrari, o sistema online favorecerá o cruzamento dos dados do trabalhador. “Atualmente as carteiras de trabalho são feitas por meio de um sistema offline, onde os dados são enviados ao Ministério do Trabalho por meio de um pen drive. O novo sistema online já fará a análise por meio de cruzamento de dados com a Receita Federal e Correios. Se tiver algum erro, o sistema apontará na hora e o trabalhador não precisará retornar outro dia para correção”, explicou Ferrari.
O FGTAS/Sine de Passo Fundo costuma encaminhar diariamente entre 30 a 40 carteiras de trabalho. No período de férias escolares, esse número aumenta. A emissão do documento é responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, com prazo de entrega de quatro dias úteis. O documento é gratuito. Ferrari enfatiza que no início, o novo sistema pode apresentar uma demora, até porque haverá um acúmulo da demanda, já que o serviço estava suspenso há quase um mês. “Pedimos um pouco de paciência no início do funcionamento, mas, com certeza, esse novo sistema, que vem se modernizando há algum tempo, vai facilitar a vida do cidadão”, comentou o coordenador do FGTAS/Sine.
A carteira de trabalho e previdência social é um documento gratuito que habilita o profissional a entrar para o mercado de trabalho formal, garantindo os direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), auxílio maternidade, entre outros benefícios da previdência social. Os demais serviços oferecidos pela FGTAS, como captação de vagas, intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego e qualificação profissional, estão sendo realizados normalmente.

Gostou? Compartilhe