Em busca de ofertar para a população a testagem gratuita para hepatites B e C, os testes terão resultado imediato, o Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizarão nesta sexta-feira (10) a Campanha das Hepatites Virais. O encontro acontecerá na Praça Tochetto, das 08h30min às 16h30min. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde.
Além da realização dos testes, a comunidade poderá saber informações precisas e atuais sobre as hepatites, bem como sanar dúvidas sobre estas questões. A data escolhida faz menção ao Dia dos Namorados, que acontece em 12 de junho, a fim de fazer uma sensibilização ao amor e ao autocuidado próprio.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece as hepatites virais como um tópico de grande relevância para a saúde pública mundial. Dados do Ministério da Saúde estimam que existam, pelo menos, 2 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite C, sendo que a maioria desconhece sua situação sorológica.
As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações. Acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C. Por fim é estimado 1,5 milhão de mortes relacionadas às hepatites virais.
Medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
- Usar preservativo em todas as relações sexuais;
- Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
- Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
- Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
- Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.
Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências. Os testes para diagnóstico das hepatites virais estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde.