OPINIÃO

Fatos 09.06.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Transparência

O município de Passo Fundo não avançou de posição em relação ao Portal Transparência. A avaliação é feita pelo Ministério Público Federal. Nos dois levantamentos, o município aparece na posição 301. Na primeira recebeu uma avaliação de 8,7 e na segunda, 7,30. Na média nacional o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal em todo o país. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Passeio

Na próxima quarta-feira, dia 15, o prefeito Luciano Azevedo fará uma visita ao novo Parque da Gare, acompanhado pelo ex-deputado e presidente do PSB estadual Beto Albuquerque. Depois desta visitação, o parque deverá ser aberto para a comunidade. Não haverá inauguração. A presença de Beto é importante porque através de emenda parlamentar de autoria dele, foi possível uma verba que ajudou na construção do Espaço Cultural Prisma.

Tem jeito

“Se substituíssem o horário político por aulas de cooperativismo, certamente o Brasil não estaria passando por esta situação”. Pedro Henrique Matte, 15 anos. O adolescente integra o projeto Escola Cooperativa, na Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis. Seu depoimento, como ex-presidente da Cooebompa, emocionou jornalistas gaúchos e catarinenses no último final de semana, durante o segundo encontro de formação de jornalistas promovido pelo Sicredi.  A fala de Pedro é um sopro de esperança no dramático cenário em que estamos inseridos. Valeu Sicredi Planalto pelo convite feito e aceito por O Nacional para participar da atividade. 

Discriminação

O PSB entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal contra dois dispositivos que consideram os homens homossexuais inaptos para a doação sanguínea por 12 meses após a relação sexual. Para o partido, a portaria do Ministério da Saúde e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) escancaram “absurdo tratamento discriminatório por parte do Poder Público em função da orientação sexual”. Na Adin 5543, que será relatada pelo ministro Edson Fachin, o PSB pede medida cautelar para suspender imediatamente os efeitos das normas.

Idas e vindas 

Mais de 20 milhões: é este o número de passagens das catracas dos ônibus da Codepas, de 2010 para 2015.  Os dados oscilam pouco: em 2010 foram 4.071 milhões de passageiros. Em 2011, 3.902 milhões. Em 2012, 3.775 milhões. Em 2013, 3.992 milhões. Em 2014, 4.027 milhões. E em 2015, 3.075 milhões. O dado não conta idosos, isentos do pagamento da passagem.

                                                                                                                                         * Colaborou Julia Maziero Possa

Gostou? Compartilhe