Mais geada e possibilidade de temperaturas negativas

Presença de um ar frio de origem polar provoca frio intenso e temperaturas próximas a zero grau, ou até mesmo negativas, no decorrer da semana

Por
· 1 min de leitura
Formação de geada moderada foi registrada na quarta-feira (08)Formação de geada moderada foi registrada na quarta-feira (08)
Formação de geada moderada foi registrada na quarta-feira (08)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A massa de ar frio de origem polar permanece atuando nos próximos dias. Até segunda-feira (13), as temperaturas mínimas ficarão próximas de zero grau ou até mesmo negativas. A quarta-feira (08), registrou temperatura mínima de 2,7ºC, que permaneceu sem oscilação durante quase toda a madrugada, no período entre as 2h e 8h. Isso favoreceu a formação de geada moderada ao amanhecer. Esta quinta-feira (09), deve ser ainda mais gelada e a temperatura pode chegar a zero grau.
Passo Fundo registrou ontem, a oitava geada do outono. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a previsão para os próximos cinco dias é de geada fraca a moderada. Para a formação de geada é necessário céu limpo, sem presença de neblina e nuvens. Também não pode haver ventos e as temperaturas mínimas precisam estar abaixo dos 5ºC. “A falta do calor faz com que não haja evaporação das gotículas de água, congelando com o passar do tempo criando uma leve e fina camada de gela, conhecida como geada”, explicou Sampaio.
Passo Fundo também poderá registrar temperaturas próximas a zero grau ou negativas, especialmente no final de semana. Nesta quinta-feira (09), o dia será de céu claro a parcialmente nublado com temperaturas mínima de 1ºC e máxima de 14ºC. O tempo segue firme na sexta-feira (10) e as temperaturas ficarão entre 1ºC e 14ºC. O final de semana também será de céu claro a parcialmente nublado e com temperaturas previstas de 0ºC a 12ºC. Na segunda-feira (13), as temperaturas entram em elevação gradativa e devem ficar entre os 2ºC e 15ºC.
A previsão é que esse seja o mês de junho mais frio desde 2012, quando foram registradas duas temperaturas negativas, no dia 7, -2,2°C, e no dia 8, -2,3°C, com registros de seis geadas. No inverno de 2014 não foi registrada nenhuma temperatura negativa e o único registro de 2015 ocorreu no dia 12 de setembro, -0,3°C. Neste ano, o inverno inicia na noite do dia 20 de junho, às 19h34.
Ainda não choveu neste mês e a previsão é para que isso ocorra só a partir da próxima terça-feira. A média histórica para junho é de 134 milímetros, mas segundo Sampaio, a estimativa é que a chuva fique abaixo da média, assim como ocorreu em maio.

Temperaturas mínimas para os próximos dias:
Quinta-feira: 1ºC
Sexta-feira: 1ºC
Sábado: 0ºC
Domingo: 0ºC
Segunda-feira: 2ºC

Gostou? Compartilhe