“Possibilidade de criação de sensibilidade para cuidar e respeitar o meio ambiente”: esse é o título do projeto pedagógico desenvolvido no Colégio Notre Dame que concorre ao Troféu “Amigos da Filosofia” – premiação entregue pela Editora Sophos aos educadores e às instituições de ensino que promovem ações em favor da Educação para o Pensar.
Idealizado de forma multidisciplinar e desenvolvido no 2º Ano do Ensino Fundamental, o projeto tem o objetivo de suscitar estratégias educacionais, praticadas de forma acolhedora e reflexiva, que possibilitem que os estudantes se visualizem como seres responsáveis pelo cuidado do meio comum.
Para isso, ao longo do segundo semestre, os educandos vão desenvolver ações como um estudo sobre o lixo e a reciclagem; a leitura, a interpretação e o aprofundamento da novela filosófica “Minha História no Quintal” e outras obras literárias sobre a temática do meio ambiente; passeio de estudos; envolvimento na Patrulha do Lixo, que deverá repassar informações sobre a importância da preservação ambiental aos demais estudantes; e confecção de brinquedos e de outros utensílios a partir de materiais recicláveis.
Desse modo, o projeto será um estímulo para que as crianças aprendam que, ao preservar o meio ambiente e os recursos naturais, estão cuidando da vida como um todo e, a partir dessa compreensão, tornem-se multiplicadores do conhecimento e agentes no processo de desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade.
Votação
Aberta ao público, a eleição acontece até 30 de junho. Para ajudar a escolher a iniciativa vencedora, basta acessar o site da Editora (www.editorasophos.com.br), onde também é possível conferir o resumo dos projetos concorrentes e quais são as atividades programadas para o seu desenvolvimento.
Notre Dame concorre ao Troféu "Amigos da Filosofia"
· 1 min de leitura