OPINIÃO

Estudo associa obesidade ao desenvolvimento do câncer de próstata

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um levantamento realizado com 140 mil homens de oito países europeus mostrou que 10cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chances de desenvolvimento do câncer de próstata em 13%.
O estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apresentado na Cúpula de Obesidade Europeia em Gotemburgo, na Suécia, analisou a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de câncer de próstata durante 14 anos.
Durante o período, houve cerca de 7 mil casos de câncer de próstata, dos quais 934 foram fatais. Os pesquisadores descobriram que homens com um Índice de Massa Corporal (IMC) alto e uma cintura larga tinham maiores chances de desenvolver câncer de próstata de alto risco, uma forma mais agressiva da doença.
Por exemplo, homens com cintura de 94 cm tinham 13% maior risco de desenvolvimento do câncer de próstata agressivo do que homens com cintura de 84 cm.
Aurora Pérez-Cornago, da Universidade de Oxford, explicou que o estudo mostra que a associação entre o tamanho do corpo e o câncer de próstata é complexa e varia conforme a agressividade da doença.
Segundo ela, os grandes vilões seriam os hormônios causadores de câncer presentes nas células de gordura, mas isso ainda não foi provado. A recomendação da especialista é de que os "homens devem manter um peso saudável e se possível perder medidas na cintura", o estudo não analisou especificamente o impacto da perda de peso no risco do câncer de próstata.

Nicolas Lazaretti - oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO). Responsável Tumores Genitourinários, Ginecológicos, Tumores de Mama e Sarcomas

Gostou? Compartilhe