Agentes de Saúde participam de capacitação sobre plantas medicinais

Conteúdo da formação abordou ainda Práticas Integrativas e Complementares do Sistema ?snico de Saúde e as Políticas Nacional e Estadual de Plantas Medicinais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 60 Agentes Comunitários de Saúde de Passo Fundo participaram na última quinta-feira (09/06) de uma capacitação com a Emater/RS-Ascar. O conteúdo abordou as Plantas Medicinais, Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde e as Políticas Nacional e Estadual de Plantas Medicinais. A atividade foi realizada no auditório da Coordenadoria em Vigilância a Saúde. Também foi apresentada a ONG Bem A Bá, que busca trazer informações sobre educação e saúde para a comunidade.
De acordo com a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Doriana Miotto, a demanda da capacitação surgiu de uma aproximação junto à Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O município de Passo Fundo, desde 2013, tem as Práticas Integrativas inseridas na Farmácia Pública. Conforme a coordenadora dos Agentes, Luiza Dal Zot Von Meusel, a ideia é de trazer informações e conhecimento sobre os assuntos a esses profissionais que estão diariamente em contato com as famílias da comunidade.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, está satisfeito com a parceria entre a Prefeitura e a Emater/RS-Ascar. “Estou muito feliz. É muito importante podermos incentivar e aplicar as práticas integrativas no nosso município”, destacou.
Na oportunidade, Doriana apresentou as Práticas Integrativas que, segundo ela, são estratégias importantes para a construção de um modelo de atenção integral, estimulando a busca de novas formas de relacionamento com o mundo em que se vive e humanizando as relações interpessoais. Como exemplo de Práticas Integrativas citou e explicou o termalismo, a homeopatia, a medicina tradicional chinesa - acupuntura, as plantas medicinais e a fitoterapia e a medicina antroposófica.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Sandra Bressan Gayger, apresentou o histórico das plantas medicinais, as formas de uso, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus).
Para a agente comunitária de saúde Regina Freitas de Souza, do bairro Operária, a atividade foi produtiva. “São informações muito importantes para nós que estamos no contato direto com as pessoas. Temos muitos pacientes idosos que gostam e fazem uso de chás, por exemplo. É bom ter esse conhecimento”, complementou.

Gostou? Compartilhe