O município conta hoje com três serviços essenciais para a população em situação de rua prestados pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social: o Albergue Municipal, o Centro POP e Abordagem Social.
Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social, Róger Teixeira, é importante que a população conheça os serviços. “Muitas pessoas querem ajudar e, às vezes, não sabem quais as possibilidades disponíveis. Os serviços oferecidos pela Assistência Social são ferramentas imprescindíveis para acolher a população em situação de rua das mais diversas maneiras”, disse Róger.
Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá
O Albergue Municipal oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas, principalmente nos dias frios.
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP
O Centro POP atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.
Abordagem Social – SUAS
As políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) preveem a oferta do serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos – trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. Em Passo Fundo, a Abordagem Social realiza um trabalho constante com as pessoas em situação de rua, na busca de resgatá-las e dar o atendimento necessário previsto em programas sociais. A ação conta ainda com o apoio do Programa Cuidando da Gente, criado pela administração municipal, que tem como finalidade aproximar as pessoas que moram nas ruas dos serviços oferecidos pela política de assistência social e outros serviços como saúde, educação e moradia.
Central de Recebimento e Distribuição de Roupas
Disponível para pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social, assim como a população em situação de rua, o espaço recebe doações e atua como ponto de distribuição das roupas doadas. Para retirar as peças, é importante ter o encaminhamento dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou da própria Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). Através do encaminhamento, muitas pessoas até então não cadastradas passam a fazer parte da rede e ter os benefícios dos programas sociais. A Central está localizada ao lado da Biblioteca Municipal, no dentro do Espaço Roseli Doleski Pretto.
Para ajudar pessoas em situação de rua, mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-0178 ou na SEMCAS, que fica na Rua Morom, 2022.
1º Encontro sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua
O encontro realizado na última sexta-feira (10) se estendeu até o final do dia para dar espaço a todas experiências compartilhadas. Para a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, a iniciativa mostra que Passo Fundo tem um olhar voltado para as pessoas que se encontram em situação de rua. “Conseguimos discutir e buscar alternativas e estratégias, além de aprender e compartilhar experiências que sinalizam a importância que se dá para todo o sujeito, mesmo numa violação tão grave de direitos, como é a situação de rua”, destacou.
Convidada para participar do encontro, Ana Carolina de Castro, assistente social e coordenadora do Serviço Especializado e do Serviço de Abordagem de Rio do Sul, em Santa Catarina, elogiou a iniciativa. “É um tema que, ainda bem, está sendo doa e qualquer tipo de bens ou material e estão em situação de extrema vulnerabilidade. É um público que necessita que nós tenhamos um cuidado, porque eles estão à beira da vida indigna. Cuidar dessa situação hoje, para nós que trabalhamos na área de Assistência Social, é privilégio”, disse ela.
Políticas públicas para a população em situação de rua
· 3 min de leitura