O Conselho Municipal do Idoso (Comui) promove nesta quarta-feira, 15 de junho, o I Seminário Regional de Combate e Enfrentamento à Violência Contra o Idoso. A abertura, realizada no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), contou com a participação de profissionais, técnicos e acadêmicos, que acompanharam a palestra “Tecnologias leves no atendimento ao idoso”, proferida pela professora Cristiane Barelli.
Com uma série de atividades a serem desenvolvidas ao longo do dia, tais como palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e Yoga do Riso, destinadas à comunidade acadêmica e à população idosa, o Seminário objetiva propor momentos de discussão sobre as várias expressões de violência contra as pessoas da terceira idade.
Conforme a presidente do Comui e professora do curso de Serviço Social da UPF, Lizandra Hoffmann Passamani, iniciativas como essa demonstram o caráter comunitário da Instituição. “Ao propor reflexões referentes a estratégias de enfrentamento da violência, a UPF cumpre o papel de universidade comunitária. Tais pensamentos são propostas que nascem da comunidade e da academia, e isso é legítimo”, comentou.
Segundo a professora Denize da Luz, coordenadora do Balcão do Idoso da Instituição, o dia 15 de junho é lembrado por ser o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. “A realização do evento nessa data nos faz pensar sobre a violência”, disse.
Enfrentamento à violência contra o idoso
O I Seminário Regional de Combate e Enfrentamento à Violência Contra o Idoso também é uma promoção do Balcão do Idoso, do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Creas/Semcas), da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai). Temáticas como “O riso como potencializador do bem-estar e da saúde”, “A política de assistência social no enfrentamento da violência”, “Violência contra o idoso e DSTs no processo de envelhecimento” e “O uso de medicamentos e polifarmácia” integram a programação.
Expressões de violência contra o idoso
· 1 min de leitura