A Arquidiocese de Passo Fundo, preocupada com a realidade dos migrantes em diversos municípios da região, promove nestes dias a Semana das Migrações. A programação iniciou no último domingo, com uma celebração de abertura na Catedral Metropolitana.
Nesta quarta-feira, 15, a Pastoral das Migrações promoveu a segunda atividade da Semana. Agentes de pastoral, lideranças comunitárias e interessados no tema participaram esta tarde de um estudo sobre a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Emigrante e do Refugiado de 2016. No documento, Francisco parte de uma análise da realidade migratória do nosso tempo e afirma que “a presença dos imigrantes e refugiados interpela seriamente as sociedades que os acolhem e provocam mudanças de identidade de uns e outros”. Segundo ele, é preciso um cuidado especial para não se reduzir as migrações à dimensão política e normativa, somente as implicações econômicas ou, ainda, a mera existências de culturas diferentes no mesmo território.
O estudo, conduzido pela irmã Norma Kleinubing, articuladora das pastorais das migrações na arquidiocese, destacou de forma especial a importância do papel da Igreja em colocar-se ao lado de todos aqueles que se esforçam para defender os direitos de cada pessoa a viver com dignidade.
A Mensagem do Papa Francisco alerta ainda para as necessárias ações da sociedade – “é preciso solidariedade e cooperação entre os países” - e dos meios de comunicação – “é indispensável que a opinião pública seja formada de modo correto”, ressalta o Pontífice.
O encontro contou também com a participação de Saurel Louis, haitiano. O jovem, morador de Marau, chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos e relatou ao grupo as dificuldades e as alegrias que vivencia no dia a dia, como migrante. “Tenho filho, esposa, mãe e família no Haiti. Sinto falta deles, muita saudade”, ressaltou Saurel.
Semana das Migrações
A programação da Semana das Migrações segue até domingo, com as seguintes atividades:
Quinta-feira, às 16h: Bate Papo sobre migrações em Passo Fundo, na Câmara de Vereadores.
Sábado, às 14h: Mesa de Diálogo com o professor João Carlos Tedesco, com o tema “As razões da Migração” e intervenção de imigrantes, no Colégio Bom Conselho.
Domingo, às 15h: Piquenique intercultural e encerramento, na Praça Santa Teresinha.