Trocar o aconchego da sala de aula e embarcar numa aventura que certamente trará aprendizagens, experiências e muitas histórias. Foi isso que fizeram seis professores das áreas da Geografia, Ciências Naturais, Astronomia e História, acompanhados por 33 alunos, do 7º, 8º e 9º ano, ávidos por conhecimento. Eles fazem parte da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental St. Patrick de Passo Fundo e fizeram desta expedição, uma oportunidade incrível de aprender conceitos geográficos, históricos e científicos, tendo como cenário os Campos de Cima da Serra, visitando os pontos mais altos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A expedição foi realizada entre os dias oito e dez de junho. Semana marcada por intenso frio no planalto médio, com temperaturas negativas na casa dos 5 graus em Soledade e 6,4 graus negativos em Vacaria. Esta realidade foi enfrentada pelos aventureiros. A primeira parada da expedição foi no município de São José dos Ausentes/RS, frio intenso e sensação térmica de menos 20 graus na madrugada. A cidade fica em uma altitude de 1.200 metros e tem pouco mais de três mil habitantes. É na indústria madeireira e no turismo rural e ecológico que a cidade se destaca.
Bem agasalhados os estudantes encararam a baixa temperatura para uma aula de Astronomia. A atividade aconteceu à noite, com céu limpo e sem nuvens. Isso facilitou a observação das constelações e planetas: Marte, Júpiter e Saturno, que no dia oito de junho estavam visíveis. O que eles viam através de uma projeção em sala de aula, ali, no tempo, a céu aberto, ficou ainda mais significativo de visualizar e aprender sobre os astros.
A viagem contou ainda com uma visita ao Cânion Pico do Monte Negro. Considerado o ponto mais alto do Rio Grande do Sul com 1.403 metros de altitude. Para chegar ao topo é necessário fôlego e disposição. A subida íngreme exige muito do aventureiro, mas a vista recompensa. Do alto é possível ver as fendas dos cânions. Neste local, os alunos tiveram uma aula de Geografia. Com a paisagem da Serra Geral ao fundo, a professora abordou a geologia da Terra, formação basáltica, deserto de Botucatu, diferentes formas de relevo e a interpretação diante das diferentes altitudes em relação ao nível do mar.
Dos campos gaúchos para a serra catarinense, a expedição foi à Urubici/SC, cidade que no idioma xokleng (tribo que habitava a região) quer dizer “pássaro brilhante” e o que não falta é opção turística. O município é o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Em 1996, teve registrada a temperatura oficial mais fria do país, 17,8 graus negativos. No Morro da Igreja, cujo topo está a 1.822 metros de altitude, pode-se ter uma visão privilegiada da Pedra Furada, formação que se assemelha a uma grande janela natural. Neste morro, os estudantes tiveram aula de Ciências Naturais, onde foram abordados temas referentes aos biomas encontrados na região: Mata Atlântica, Mata de Araucárias e Campos de Altitude.
Os estudantes ficaram impressionados, durante a aula de História, com as pinturas rupestres dos povos que viveram na região há aproximadamente 4.000 anos. Este é um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Presume-se que esses povos considerassem sagrado o local das inscrições. No local é possível observar a “Máscara do Guardião”. Figura muito bem representada do rosto de uma pessoa. A imagem deve ser procurada atentamente pelo visitante. Este sítio arqueológico fica no Morro do Avencal.
Durante a expedição, os estudantes realizaram coleta de exemplares de algumas espécies vegetais e pedras, que servirão para a criação de uma coleção para a realização de estudos futuros sobre a classificação de rochas e plantas. Também fizeram registros por imagens, desenhos e anotações. O material é para enriquecer o diário de viagem. Cada aluno recebeu a tarefa de documentar tudo o que constatou durante a expedição aos Campos de Cima da Serra. Muitos conhecimentos, experiências e aprendizagem que com certeza ficarão na memória e marcarão a história desses jovens estudantes.
Aprendizagem Além dos Muros da Escola
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