Mudanças climáticas e as consequências para o futuro

Alunos e professores do PPGCA da UPF participam de estudo que vai apontar os impactos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade hídrica no país e as complicações na segurança alimentar e energética

Por
· 2 min de leitura
Equipe esteve na Unicamp para apresentar a ideia inicial do sistemaEquipe esteve na Unicamp para apresentar a ideia inicial do sistema
Equipe esteve na Unicamp para apresentar a ideia inicial do sistema
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto “Projeções das mudanças climáticas para estudos de impactos sobre a disponibilidade hídrica no país com implicações na segurança alimentar e energética” terá duração de dois anos e contará com o trabalho de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF), além de outras instituições. A Universidade ficará responsável pelo desenvolvimento e pela implantação da arquitetura computacional do projeto. 

Aprovado em edital conjunto da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Capes, o projeto é coordenado pela Dra. Chou Sin Chan, do INPE, e conta com a participação das seguintes instituições: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), PUC do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD/França), Embrapa, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Companhia Energética de Minas Gerais(CEMIG), Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal e da empresa Suzano Papel e Celulose. 

Na pesquisa, serão analisadas as projeções de disponibilidade hídrica no território nacional, a partir de informações geradas pelas ferramentas de modelagem atmosférica, hidrológica e agrícola. De acordo com o professor Dr. Carlos Hölbig, coordenador do PPGCA e integrante da equipe do projeto, o projeto tem caráter interinstitucional e multidisciplinar ao envolver especialistas em mudanças climáticas, modelagem atmosférica, modelagem hidrológica, modelagem de cultura agrícola, ciências agrárias, ciência da computação e cientistas sociais. “Como resultado, ficarão disponíveis para a comunidade científica cenários regionalizados com altíssima resolução espacial (5 km), que servirão de referência para futuros estudos de impacto, em escala relevante ao Plano Nacional de Adaptação às mudanças climáticas”, destaca. 

O professor explica que, ao conceber a arquitetura do sistema computacional, que irá agregar as saídas dos modelos climáticos e dos modelos de simulação de crescimento, desenvolvimento e rendimento de culturas, abrangendo algumas regiões brasileiras, será possível o desenvolvimento de um sistema com acesso via Web dessas informações, por meio da implementação de um banco de dados, de uma interface amigável de interação com os usuários e de serviços Web para o acesso a essas informações.

Inserção em pesquisas nacionais

Na opinião do professor, a participação nesse projeto é importante por promover a inserção da Universidade e do Programa em pesquisas nacionais e em temas que são relevantes para o desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade do país. “Com o resultado esperado pelo projeto, conseguiremos auxiliar os órgãos governamentais nacionais na identificação dos impactos observados associados à mudança do clima que podem influenciar, de forma positiva ou negativa, os setores de agropecuária, biodiversidade e ecossistemas, áreas urbanas e rurais, desastres naturais, energia, indústria, recursos hídricos, saúde humana, e a interação entre eles, além dos efeitos da mudança do clima sobre povos e comunidades vulneráveis”, pontua.

Ações

Como o projeto terá duração de dois anos (2016/2017), as atividades estão sendo desenvolvidas em ritmo acelerado. Em maio, Hölbig e os professores do PPGCA Willingthon Pavan e José Maurício Fernandes participaram de uma reunião do projeto na Unicamp. Na pauta, a discussão dos modelos agrícolas que serão utilizados no projeto e os aspectos computacionais do sistema que será desenvolvido.

No encontro, a equipe apresentou a ideia inicial do sistema baseado em pesquisas que está em desenvolvimento no PPGCA.

Gostou? Compartilhe