Sorriso Voluntário comemora aniversário de três anos

Ao longo destes anos o grupo já levou alegria a mais de 15 mil pessoas que são pacientes, familiares ou funcionários do Hospital

Por
· 2 min de leitura
As invasões do Sorriso Voluntário são realizadas quinzenalmente em diferentes postos de enfermagem, bem como no setor de Hemodiálise do HSVPAs invasões do Sorriso Voluntário são realizadas quinzenalmente em diferentes postos de enfermagem, bem como no setor de Hemodiálise do HSVP
As invasões do Sorriso Voluntário são realizadas quinzenalmente em diferentes postos de enfermagem, bem como no setor de Hemodiálise do HSVP
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de Extensão Sorriso Voluntário da Universidade de Passo Fundo (UPF) completa três anos de atuação no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Professores, acadêmicos e voluntários que integram o projeto deixam de lado as roupas do dia a dia para se transformarem em palhaços que levam um pouco de alegria e descontração para aqueles que dependem de tratamento médico, seus acompanhantes e cuidadores. A comemoração do aniversário na tarde de sexta-feira (17/06) foi mais um momento de levar a alegria do cuidar às pessoas.

A pequena Júlia Caús, de Ronda Alta, tem apenas 10 meses e não poderia falar o que sentiu ao ver o grupo de palhaços invadindo o quarto em que ela está internada há alguns dias. Nem precisa. O brilho nos olhos e a vontade de interagir com cada um que foi visita-la demonstra suficientemente o que ela e os familiares sentiram. “Num momento difícil isso ajuda a fazer com que o tempo passe mais rápido”, enfatizou a mãe da menina, Juliane Caús. O pai, Júnior Caús, e a avó, Maria Loreci Caús, também aproveitaram para se distrair um pouco enquanto estão longe de casa.

A coordenadora do Projeto, professora Cristiane Barelli, destaca que o Sorriso Voluntário é um projeto sobre a alegria do cuidar. “Entendemos que é uma escolha. Podemos estar passando por uma situação difícil e temos o poder de decidir enfrentar isso com alegria ou com tristeza. As pessoas que se unem no projeto se unem por esse sentimento inspiradas no lema do Padre José que é bom ser bom”, explica. Em cada “invasão”, realizada quinzenalmente, são contempladas com as atividades em média 50 pacientes, 50 familiares e 10 funcionários. “Nesses anos foram cerca de 15 mil pessoas envolvidas”, ressalta.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin enfatiza a alegria de poder comemorar mais um aniversário do projeto.  “Esse é um projeto que nasce do curso de Medicina e hoje é multiprofissional, abrangendo outros cursos da Universidade, alunos do ensino médio e pessoas da comunidade. Ele trabalha com o grupo de humanização do HSVP e tem como objetivo aprofundar as relações humanas”, considerou. Para ela estas atividades são importantes tanto pra as pessoas que se encontram em situação de sofrimento, quanto para os futuros profissionais da área da saúde. 

O diretor da Faculdade de Medicina da UPF Gilberto Bortolini acredita que os resultados das atividades do grupo se estendem para todos aqueles que de alguma forma podem acompanhar. “Sempre digo para os meus alunos até hoje que a chegada, o acolhimento de um paciente, é tão importante quanto a decisão cirúrgica que terão no centro cirúrgico. A Faculdade de Medicina, hoje muito envolvida com a graduação, a pesquisa e a extensão, também está muito preocupada com o exercício da cidadania dos alunos”, reforçou.

O administrador do HSVP de Passo Fundo, Ilário De David, também ressaltou a importância do Sorriso Voluntário para todas as pessoas que circulam pelo hospital. Diariamente, circulam pelo HSVP entre 8 a 10 mil pessoas. “Faz muito bem para as pessoas, os funcionários e os trabalhadores receberem a alegria e o sorriso”, enfatizou. 

As “invasões” do Sorriso Voluntário são realizadas quinzenalmente em diferentes postos de enfermagem, bem como no setor de Hemodiálise do HSVP.

Gostou? Compartilhe