A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe nesta sexta-feira, dia 24 de junho, a Cerimônia Regional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática. Serão entregues medalhas e certificados aos alunos da educação básica de escolas públicas municipais, estaduais e federais que participaram da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas foram realizadas no ano de 2015 e os resultados conhecidos em dezembro do último ano. A premiação ocorre no Centro de Eventos da UPF, a partir das 14h.
Nesta 11ª edição, na região Norte do estado, que contempla 145 munícipios, serão distribuídas 35 medalhas de bronze, quatro de prata e nove medalhas de ouro. Durante o evento, os medalhistas de ouro vão receber apenas o certificado. A premiação para estes alunos será realizada no Rio de Janeiro, em cerimônia nacional. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Serão 11 professores premiados, oito escolas e duas secretárias municipais de educação. Em nível nacional, serão concedidas aos alunos 6,5 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze, e, ainda entregues mais de 46 mil menções honrosas.
A professora da UPF Rosa Maria Tagliari Rico coordena regionalmente a OBMEP desde 2006 e destaca que a Olimpíada contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, estimula e promove o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas e incentiva o ingresso de jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas. Para ela, a última edição superou expectativas. “A 11ª edição, em número de premiados, foi a melhor na região nesses 11 anos de OBMEP. Tivemos um número significativo de medalhas de ouro e bronze”, comenta a coordenadora ao destacar o expressivo número de professores, escolas e secretarias municipais engajadas no processo.
Olimpíada Brasileira de Matemática
Em 2016, as provas da primeira fase foram realizadas no dia 7 de junho. A segunda fase está programada para o dia 10 de setembro e os resultados finais serão divulgados em 30 de novembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A OBMEP teve início em 2005, é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática
· 1 min de leitura