OPINIÃO

Quebra de paradigmas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As eleições no município de Sertão, que completou 53 anos de emancipação no último dia cinco sempre foram marcadas por acirradas disputas. No dia 19 de outubro, a pouco mais de uma semana do pleito, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão extraordinária. Na pauta, a leitura da carta renúncia do prefeito eleito em 2012 e a posse do vice-prefeito para um mandato tampão de 73 dias. Os graves acontecimentos não afetaram a campanha das duas coligações e a escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores ocorreram dentro da normalidade.

II
Eleito com 2.881 votos, 61,84 dos válidos, Edson Luiz Rossatto (PMDB) declarou a coluna na quarta-feira (16) que a campanha foi pautada na ética, propostas e responsabilidade. Aposentado do Banco do Brasil após 31 anos de trabalho, o prefeito eleito tem 53 anos e nunca havia disputado qualquer cargo eletivo. Produtor rural e sócio proprietário de uma empresa local, Rossatto e Carlos Antônio Bernieri (PSB), vice-prefeito eleito, avaliam como acertada a não realização de comícios. E ainda, que o contato direto com os eleitores da cidade e do interior foi determinante para mapear as principais demandas que serão priorizadas nos primeiros meses de governo.

III
Uma primeira reunião com o prefeito Adelar Mosi Antunes (PP) para tratar da transição foi realizada depois do último feriado. Ciente das dificuldades financeiras o novo governo vai indicar titulares para apenas quatro das oito secretarias existentes: Administração, Obras, Educação e Saúde. Para as pastas da Administração e Obras foram convidados Ilson Serro e Agenor Dalanora (PSB), respectivamente. Os titulares das outras duas serão confirmados nos próximos dias. O trabalho nas Secretarias da Fazenda, Assistência Social, Planejamento, e da Agricultura será acompanha pelo gabinete do prefeito e terá o respaldo dos servidores de carreira.

IV
A renovação no legislativo sertanense foi de dois terços. A posse será realizada no dia 1º de janeiro e a bancada governista ocupará cinco cadeiras e a de oposição quatro. Com 439 quilômetros quadrados a base da economia local é agricultura. Para deixar as estradas do interior em condições para o transporte da safra de verão as equipes da Secretaria de Obras vão priorizar o trabalho nas primeiras semanas de 2017. De acordo com Rossato a atenção à área da saúde é outro clamor da comunidade. Os atendimentos de competência do município devem ser priorizados e a aquisição de medicamentos estará entre as ações iniciais. Ainda sobre a saúde, o número de profissionais que trabalham nas UBS Central e do Distrito Eng. Luiz Engler é adequado.

Curtas:
# Prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguaijá retornaram da viagem pela Argentina e Chile.
# Empresários, agricultores, consultores e representantes da Emater, Credenor e Accie também fizeram parte da delegação.
# As primeiras visitas foram realizadas dia 11, no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, em Mendonza, polo de produção de vinho e azeite, um dos mais importantes centros turísticos da Argentina.
# De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aratiba, a visita na quarta-feira (16) foi no Instituto Nacional de Investigação Agropecuária, no Chile.
# O assessor escreveu que “o encontro oportunizou a troca de experiências e a possibilidade de intercâmbios e conhecimento com instituições representadas na comitiva”.
# A relação dos gestores em viagem não foi divulgada, mas nas fotografias postadas nas redes sociais a coluna identificou pelo menos três.
# De Getúlio Vargas o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), de Erebango o prefeito Ênio Meregalli (PMDB), e de Floriano Peixoto o prefeito Vilson Babicz (PT).
# O município de Estação foi representado por Volmir Guerra, Secretário de Obras.

Dito & Feito:
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, realizada na noite de quinta-feira (17), foi apreciado o projeto de Decreto do Legislativo nº 010/2016. Ele propõe uma homenagem ao Dr. Rudinei Candeias, Procurador do Estado do RS, pelo trabalho prestado na disputa de terras do Mato Preto. A mesma homenagem já havia sido proposta no mês de abril pelo vereador Nelson Rogalski (PP). A solenidade será realizada no dia 1º de dezembro, às 19h30min, na Sala de Sessões.

Gostou? Compartilhe