Parque da Gare é entregue oficialmente à comunidade

O espaço foi revitalizado em toda a extensão de sua área e entorno, desde a antiga Estação Férrea

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O novo Parque da Gare está com as obras concluídas, sendo entregue oficialmente à população nessa quarta-feira (22). O espaço foi revitalizado em toda a extensão de sua área e entorno, desde a antiga Estação Férrea. 

Junto à revitalização e ao conceito de sustentabilidade, a humanização dos espaços públicos que passam a ser ocupados pelas pessoas é a maior marca da obra. Segundo a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, nos próximos 30 dias, a empresa permanecerá no local para fazer ajustes necessários, a fim de garantir suporte. 

A Prefeitura desenhou um projeto com espaços que conversam entre si e possuem uma rota de acessibilidade universal, que permite o fluxo com mobilidade reduzida e por toda a área. Nos primeiros dias após a retirada dos tapumes para conclusão da obra, milhares de pessoas já foram ao parque para conhecer a transformação do espaço. 

Os espaços
Antiga Estação Férrea
Com a restauração da antiga Estação Férrea da Gare, o local está interligado com o novo prédio da Feira do Produtor e o parque como um todo. As obras englobaram a extensão total, incluindo a área externa e interna e o Largo Firmino Duro.

Feira do Produtor
O prédio da Feira do Produtor atende um pedido antigo para qualificar as atividades dos pequenos produtores do município. A estrutura está adequado às exigências da Vigilância Sanitária e Bombeiros, além de ter acessibilidade e entradas adequadas para a carga e descarga, depósito e área para alimentação.

Gare Café
A partir de processo para escolha de uma empresa que se enquadrasse nos requisitos, o parque tem um café, a fim de atender todos os dias da semana a população.

Esportes
Na área esportiva, o Parque da Gare conta com quadra de esportes, pista especial para BMX e pista de skate, bem como pista de caminhada e ciclovia no entorno do parque.

Cultura
Anfiteatro ao ar livre e espaços multiuso para feiras e eventos são alguns dos equipamentos na área cultural.

PRISMA: Estação Cultural da Gare
Um espaço direcionado para a leitura de mundo, do impresso ao digital, da literatura e das artes aos games. O objetivo do PRISMA é formar leitores com potencial para ler materiais em diferentes suportes, na perspectiva contemporânea, com possibilidades de circulação entre linguagens artísticas e manifestações culturais na ubiquidade (ocupar distintos espaços ao mesmo tempo).

Lazer para crianças
Com diversos pontos de lazer, as crianças terão opções de brinquedos e gramados amplos. O parque também oferece o primeiro playground acessível para crianças.

Lago
O lago do Parque da Gare também foi revitalizado e ganhou uma passarela. A ponte acaba sendo um mirante, atração para observar as belezas naturais do parque.

Gostou? Compartilhe