A Feira do Produtor está de casa nova e com as portas abertas para receber a comunidade. O novo espaço abrigará os 68 feirantes que juntos oferecem mais de 400 produtos provenientes da agricultura familiar. Mesmo com o tempo desfavorável, principalmente para as hortaliças, os visitantes encontrarão produtos de qualidade e com preços normais, tendo em vista que os produtores de Passo Fundo não registraram grandes prejuízos.
Conforme o presidente da Feira do Produtor, Mércio Michel, boa parte da produção de hortaliças em Passo Fundo é feita em ambientes protegidos, como estufas e túneis. Com isso os danos causados pelo frio e, principalmente, pela geada foram menores do que o registrado em outros anos. As perdas aconteceram mais em produtos que estavam prontos para a venda, mas não chegaram a afetar a oferta.
O frio tem aumentado o ciclo de produção das hortaliças. Algumas delas chegam a demorar quase o dobro do tempo para ficarem prontas para a venda. Mesmo assim os produtores não aumentaram os preços dos produtos. A qualidade também não tem sido prejudicada até o momento. “Comparando com outros anos e todo o frio que já fez, tivemos perdas bem baixas”, reforça Michel.
Em Passo Fundo a produção de frutas nesta época se concentra principalmente nos cítricos como laranja, bergamota, lima, limão, entre outros. Mesmo assim, na Feira também se encontra uma variedade de outras frutas à disposição. Michel explica que somente produtos que não são de época, ou que estão em falta por outros motivos é que vêm de fora para serem vendidos. A preferência é sempre para o que é produzido pelos agricultores familiares locais. Os produtos que vêm de fora visam complementar a gama dos produtos oferecidos e facilitar a vida dos clientes.
Novo espaço
A nova Feira do Produtor conta com um espaço amplo e qualificado organizado em diferentes setores. Nestes espaços, os clientes poderão encontrar frutas e verduras variadas, produtos de panificação diversificados, produtos coloniais, carnes e embutidos e área para lanches. Conforme Michel, o maior esforço é pelo fortalecimento da agricultura familiar e a manutenção das famílias no campo. Além disso, o oferecimento de produtos frescos e de qualidade é uma das premissas dos feirantes. “Em nenhum outro lugar as pessoas podem encontrar quase 40 bancas de produtores de frutas e verduras em um mesmo lugar. Aqui se pode pesquisar o preço, a qualidade, a variedade e até o atendimento”, observa.
A primeira feira no novo espaço aconteceu na tarde de ontem. Segundo Michel, alguns ajustes ainda precisam ser feitos, especialmente no que diz respeito aos estacionamentos. Definições estão sendo estudadas em parceria com a Prefeitura para as áreas de estacionamento de carga e descarga e também para os clientes que visitam a feira. Para ocupar o novo espaço os feirantes também precisaram investir. No total foram cerca de R$ 200 mil destinados à compra de mesas, bancadas, carrinhos de transporte, balcões refrigerados, entre outros itens necessários para a manutenção das atividades.
A Feira
O horário da Feira do Produtor continua o mesmo. Às segundas e quartas-feiras a partir das 12h30 e aos sábados a partir das 6h.
Fotos: Leonardo Andreoli/ON
01 – Produtores de hortaliças de Passo Fundo tiveram poucas perdas em função das geadas. Boa parte da produção é feita em estufas e túneis que protegem as hortaliças
02 - Feira do Produtor oferece mais de 400 produtos
03 – Novo espaço abriga 68 feirantes