O serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), na Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, foi retomado nesta quarta-feira, 22. O serviço estava suspenso desde o dia 18 de maio, devido a terceira fase de implantação do novo sistema, que ainda apresenta instabilidade. A previsão é que o sistema se estabilize depois do dia 10 de julho, quando termina a implantação do sistema online no Brasil. Para evitar transtornos à população, a direção da FGTAS solicita aos trabalhadores que busquem informações junto as Agências FGTAS/Sine sobre o funcionamento do sistema de encaminhamento da CTPS.
A nova versão (Web 3.0) consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. “Estamos há mais de um mês sem o serviço. Voltamos a atender nesta quarta-feira, mas o sistema ainda está lento. Pedimos um pouco de paciência para as pessoas. Só temos um guichê autorizado pelo Ministério do Trabalho para fazer a confecção da carteira”, salientou o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo, Sérgio Ferrari.
O FGTAS/Sine de Passo Fundo costuma encaminhar diariamente cerca de 30 carteiras de trabalho. No período de férias escolares, esse número costuma dobrar. “Muitos estudantes costumam fazer a sua carteira de trabalho neste período e, de uma média de 30 carteiras diariamente, já teve dias que foram encaminhadas 60 carteiras”, revelou Ferrari.
A emissão do documento é responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, com prazo de entrega de até quinze dias úteis. Para encaminhar o documento, as unidades utilizam um kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
O coordenador do FGTAS/Sine ressalta que alguns cidadãos solicitam a confecção da carteira, mas não retiram no prazo. “Pedimos que as pessoas tenham mais respeito com o dinheiro público. Estas carteiras são encaminhadas gratuitamente, mas é dinheiro que vem dos nossos impostos. Temos um número expressivo de carteiras que não foram retiradas. Existe documentos que estão no FGTAS/Sine desde 2010”, observa Ferrari.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br), no menu Serviços e Informações, Trabalhador.
A agência FGTAS/Sine de Passo Fundo funciona das 8h às 17h e está localizada na Avenida Brasil Leste, 631. Informações pelos telefones (54) 3313-2733 ou (54) 3317-2789.
Serviço de emissão de Carteira de Trabalho é retomado
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