ma campanha circula por grupos do Whatsapp pedindo doações de sangue urgentes para Elisa Mirela Guedes. Segundo a mensagem, o hemocentro estaria com estoque zerado e a criança correndo risco de morte e precisando urgentemente de doações de sangue do tipo AB negativo. Entretanto, de acordo com a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, o hemocentro de Passo Fundo, Alexandra Mazzola, a corrente é falsa. A informação é de 2014 e a menina esteve internada no estado do Rio Grande do Norte. O esforço para conseguir mais doadores e melhorar os estoques, contudo, continua forte.
Estoque regular
O Hemopasso está com um estoque regular de sangue e, até a metade do mês de junho, manteve um bom número de doadores, uma média de 53 por dia. Nesta semana, porém, a partir de segunda-feira, o número de doações registrou uma queda de 50%. “Temos que ligar o sinal de alerta”, afirma Alexandra. O Hemopasso atende 171 municípios, incluindo a região de Erechim, que teve seu centro de coleta interditado, ainda em dezembro de 2015. Como não há previsão para que ele volte a funcionar, um esforço extra é feito, por meio da unidade móvel, para suprir a demanda. “Para abastecer lá, temos realizado as campanhas com a unidade móvel, que têm se tornado frequente. Inclusive nos dias 1º e 2 de julho, nós faremos uma campanha em parceria com o Sicredi de Erechim que será uma grande mobilização”. Além de Erechim, a unidade móvel percorre outros municípios da região, o que ajuda a dar suporte para o estoque.
Tipo sanguíneo
Como a abrangência é grande, todos os grupos de sangue são bem-vindos. “Atendemos hospitais de alta complexidade, casos sérios. É claro que existe uma necessidade maior pelo tipo O negativo, por ser doador universal, mas há demanda para todos os tipos sanguíneos. Muita gente diz: ‘não vou doar porque o meu sangue é comum’. Quanto mais comum o seu tipo sanguíneo, mais utilizado ele é. As pessoas não podem deixar de doar em função disso”, ressalta.
Junho vermelho
A campanha Junho Vermelho segue até o final do mês em todo o Rio Grande do Sul, com o objetivo de aumentar os estoques, bastante reduzidos, principalmente neste período de frio intenso. Várias ações estão sendo realizadas em todo o Estado, assim como em outros locais do Brasil, para aumentar o número de doações, que podem cair até 30% nesta época do ano.
Agendamento
O Hemopasso atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30min, sem fechar ao meio-dia. No sábado, das 7h às 11h. Para realizar a doação de sangue, é necessário agendar horário pelo telefone (54) 3311-5555.
O doador deve...
Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
Estar bem de saúde;
Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Pesar mais de 50 Kg;
Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários
Febre
Gripe ou resfriado
Gravidez
Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
Uso de alguns medicamentos
Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis