OPINIÃO

Meu filho tem um distúrbios de aprendizagem?

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A principal dificuldade no diagnóstico precoce dos transtornos de aprendizagem – uma dificuldade que atrapalha na alfabetização – está justamente na identificação. O que pode ser uma dislexia (distúrbio de leitura) ou alguma outra condição física ou cognitiva é facilmente confundida com preguiça e falta de atenção. Por estarem dia a dia com as crianças, os professores geralmente são os primeiros a perceber que algo está errado.
O Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e que se mantém por toda a vida. Isto prejudica a habilidade para aprender habilidades básicas em leitura, escrita ou matemática.Muitas vezes os transtornos de aprendizagem estão acompanhados de falta de motivação, imaturidade e problemas comportamentais. Porém, caso a criança apresente dificuldades significativas e mais duráveis em termos das habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética, o problema deve ser um distúrbio de aprendizagem.
Algumas características:
Fase pré-escolar
• Começa a falar mais tarde do que a maioria das crianças;
• Tem dificuldades para encontrar as palavras apropriadas em situação de conversação;
• Tem dificuldades para nomear rapidamente palavras de uma determinada categoria;
• Apresenta dificuldades com rimas;
• Tem problemas para aprender o alfabeto, dias da semana, cores, forma e números;
• É extremamente agitada e facilmente se distrai;
• Dificuldades para seguir ordens e rotinas;

Fase escolar inicial
• Demora para aprender as relações entre letras e sons;
• Faz erros consistentes de leitura e de ortografia;
• Dificuldades para relembrar sequências e para dizer as horas;
• Lentidão para aprender novas habilidades;
• Dificuldades em termos de planejamento;
• Dificuldades para sintetizar os sons e formar palavras.

Fase escolar – séries mais avançadas

• Lentidão para aprender prefixos, sufixos;
• Evita leitura em voz alta;
• Dificuldades com os enunciados de problemas em matemática;
• Soletra a mesma palavra de modos diferentes;
• Evita tarefas envolvendo leitura e escrita;
• Dificuldades para lembrar ou compreender o que foi lido;
• Trabalha lentamente;
• Dificuldades para compreender e/ou generalizar conceitos;
• Confusões em termos de endereços e informações.
Os distúrbios de aprendizagem, apesar do nível de inteligência preservado, também podem requerer uma estimulação com características mais amplas, englobando a linguagem compreensiva e expressiva, oral e escrita, a formação de conceitos numéricos e o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, como a consciência fonológica. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar estas habilidades. Se o seu filho apresenta algumas das características apresentadas, procure ajuda. Também podem fazer parte da avaliação do aprendiz o neurologista, a psicóloga, a neuropsicóloga e a psicopedagoga.

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