Taxímetro desligado: Denúncias poderão ser feitas pela internet

Objetivo da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais é ampliar o sistema para receber informações e mapear situação do transporte público em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As ações que visam coibir os taxistas que não ligam o taxímetro nas corridas serão ampliadas nos próximos dias. A Prefeitura deverá disponibilizar um novo canal para que os usuários deste serviço possam encaminhar reclamações, sugestões e denúncias de forma mais fácil e rápida. O novo sistema que será disponibilizado pelo site da Prefeitura.

Conforme o Secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, o sistema de comunicação ainda está em desenvolvimento. Ele deverá entrar em funcionamento em cerca de 10 dias e permitirá que as pessoas façam as suas contribuições. O sistema será em forma de um questionário em que a pessoa se cadastra e envia as informações que serão recebidas e averiguadas pela Secretaria.

Ampliação do serviço

Thans explica que, inicialmente, o sistema será oferecido para receber informações a respeito dos taxistas, mas em breve deverá ser ampliado para que a comunidade possa se manifestar sobre as condições do transporte coletivo urbano e também sobre o transporte escolar oferecido pela Prefeitura. Hoje as empresas de transporte mantém suas ouvidorias, mas a Prefeitura não tem um canal específico para receber esse tipo de informação. Os dados que serão recebidos também poderão ser usados de forma a se mapear os principais problemas e facilitar a solução.

Digitalização de informações

Outro serviço que será realizado é a digitalização das informações referentes aos permissionários de taxi em Passo Fundo. Hoje esses arquivos são apenas impressos, o que dificulta a consulta quando há a necessidade de se usar estes dados. Thans explica que a digitalização deverá facilitar as atividades administrativas relacionadas a este setor.

Menos denúncias

Depois da ampliação da fiscalização e das reuniões entre a Secretaria, o Conselho Municipal de Transportes, o Ministério Público e a associação dos permissionários houve uma diminuição no número de denúncias recebidas. Além disso, a secretaria também aplicou penalidades aos taxistas que cometeram irregularidades. A penalidade máxima é a perda da permissão para a prestação do serviço. Também está sob análise da Procuradoria Geral do Município uma alteração na legislação municipal. Essa alteração visa definir melhor as penalidades aplicadas aos permissionários e aos motoristas-auxiliares.

Gostou? Compartilhe