O frio deverá dar uma trégua e a semana deve ser de tempo firme e temperaturas amenas, pelo menos até a sexta-feira. Conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, uma massa de ar seco que atua sobre a região deixa os dias com poucas nuvens.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que todos os dias terão céu claro a parcialmente nublado até sexta. Na terça-feira as temperaturas variam entre 10ºC e 22ºC. Na quarta-feira entre 11ºC e 22ºC. Na quinta-feira há uma elevação e a mínima já fica em 12ºC, enquanto a máxima pode alcançar os 24ºC. O mesmo deve acontecer na sexta-feira.
Além das baixas temperaturas registradas, o mês de junho deve ficar caracterizado pelo menor volume de chuva dos últimos 36 anos. O acumulado é de apenas 19mm. Em 2007, por exemplo, choveu 68mm, o que já estava abaixo da média. “O mês de junho sempre tem chuvas dentro ou acima da média. Em 2014 choveu 285mm e em 2015 173mm, chuvas bem acima da média e esse ano deu uma invertida”, explica Sampaio. A média para o mês é de 134mm.
Prognóstico para o inverno
Sampaio esclarece que alguns efeitos do La Niña que está em formação já poderão ser sentidos neste inverno. No mês de julho as chuvas devem ficar abaixo da média histórica na região norte do Estado. As temperaturas mínimas devem permanecer entre o padrão ou pouco abaixo dele. Para as máximas, o indicativo é de que fiquem dentro da média no próximo mês. Outra tendência é que os dias tenham grande variabilidade de temperatura, entre a mínima e a máxima. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).