Concluída a revitalização do Espaço Roseli Doleski Pretto

Por
· 1 min de leitura
Espaço foi reformado, preservando a memória históricaEspaço foi reformado, preservando a memória histórica
Espaço foi reformado, preservando a memória histórica
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Espaço histórico e cultural no centro de Passo Fundo e de grande circulação de pessoas, os canteiros localizados em frente à antiga Prefeitura e ao Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, na Avenida Brasil, foram totalmente revitalizados. A entrega do novo espaço para população foi realizada nessa quinta-feira (30), quando o prefeito Luciano Azevedo visitou o local e conferiu a finalização dos serviços. As obras transformaram a região central, com um projeto de valorização e utilização dos canteiros Guilherme Luiz Sperry e Abrãao Madalosso. “Além de preservar a memória e a nossa história, a revitalização representa qualidade visual e melhorias nessa estrutura de canteiros centrais, que agora poderão ser utilizados pela comunidade para lazer e esporte, com a extensão da ciclovia e caminhódromo”, disse Luciano.

“Temos novamente um local aprazível e de bem-estar, com total condições de uso para a comunidade ocupar de diversas formas. A revitalização valoriza a percepção dos prédios históricos do complexo Roseli Doleski Pretto, que também foram reformados”, ressaltou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. 

Projeto
Os canteiros Guilherme Luiz Sperry e Abrãao Madalosso, agora integrados, estão com novo piso, modelo intertravado colorido e com acessibilidade universal na área em frente ao Teatro Múcio de Castro. Foram colocados novos meios-fios moldados e desenhados em blocos de concreto e construída a floreira. Foram instalados novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras. A parte elétrica conta com a instalação de postes novos e refletores de led na cor branca e na cor verde para realçar as árvores existentes, dando mais luminosidade, aumentando a sensação de segurança do local.

A Ciclovia Bernardo Martio teve a sua extensão ampliada até a Praça do Teixeirinha, na Avenida Sete de Setembro, com a instalação do guarda-corpos em aço inox, para proteção da ciclovia. O Pórtico localizado entre o Museu Histórico Ruth Schneider e o Teatro Múcio de Castro está com o portão eletrônico instalado.

História
Criado a parir da Lei 4.097 de 24/12/2003, o espaço é uma homenagem para a artista plástica Roseli Doleski Pretto (in memoriam) que idealizou e coordenou o Museu de Artes Visuais e o Museu Histórico Regional de Passo Fundo de 1996 ao ano de 2002, quando veio a falecer. O complexo compreende o complexo do Teatro Municipal Múcio de Castro, o prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e do Museu Histórico Regional, a Academia Passo-Fundense de Letras e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.

Gostou? Compartilhe