Espaço
Queremos espaço, buscamos espaços. Há milênios, a disputa por espaços leva a humanidade à beligerância. A competição por espaços não tem fronteiras. Durante a Guerra Fria, União Soviética e Estados Unidos protagonizaram a Corrida Espacial. Evoluímos no espaço ao dominar novos espaços. Isso está bem claro na leitura do painel A Conquista do Espaço, de Aldo Locatelli, no terminal dois do Salgado Filho. Um pequeno lote, uma casa, um apartamento ou uma imensa fazenda, são espaços que almejamos. Sofremos para encontrar um espaço para estacionar. Queremos espaço no ônibus e no avião. Reclamamos até mesmo da falta de espaço para respirar. Fisicamente, nossa existência exige espaço. Mas também ocupamos espaços e ainda depredamos alguns espaços. E em nossas cabeças não falta espaço para o espaço. Assim, lutamos por um espaço em terra enquanto vislumbramos o espaço infinito no azul do céu.
Por terra
Exatamente há um mês, tive o privilégio de sobrevoar o Parque da Gare. Ainda estava em obras, mas já impressionou pela dimensão da área. Sábado, em despretensiosa e lenta caminhada, fui conferir como ficou. De cara, encontrei a velha estação de passageiros restaurada. Espero que tenha bom uso, pois foi ali que desembarcou o desenvolvimento de Passo Fundo. No outro lado de onde estavam os trilhos, encontrei muita gente aproveitando um novo espaço público. Além de uma ampla e bonita área de lazer, circulei por entre o fluxo do sorriso das pessoas. Agora é muito importante manter esse aprazível clima. Passo Fundo merece.
Sobreviveram
O frio pode matar alguns germes, bactérias, insetos e mesmo pessoas. Mas, ao que parece, o frio não mata baderneiros. As baixas temperaturas registradas no mês passado até diminuíram o fluxo da espécie. Mas os baderneiros sobreviveram e voltaram com tudo neste fim de semana. Nem o repertório mudou depois do frio: gritaria, garrafas quebradas, cantadas de pneus e som a todo volume nos veículos. Já que o frio não resolveu, será que alguma “autoridade” resolverá? Ora, se há uma série de irregularidades, cometem crimes e desrespeitam a tudo e a todos, alguém deve fazer alguma coisa. Ou ninguém é responsável pelo cumprimento das leis? Quem deve zelar pelo bem estar dos cidadãos? Ao que parece, ninguém.
Termômetro
Veranico de maio fora de época. Frio demasiado no final do outono, calorzinho nos primeiros dias do inverno. Essas alterações climáticas certamente terão muitas consequências. Hoje contamos com um bom serviço meteorológico e sambemos o que vai acontecer. Mas ainda não temos meios para mudar o clima. Pelo menos nos preparamos para enfrenta-lo. Já é uma grande evolução.
Trilha sonora
O cantor Engelbert Humperdinck nasceu na Índia, cresceu na Inglaterra e fez sucesso no mundo todo. Em 1976, com excelente arranjo e um gostoso backing vocal, gravou After The Lovin.