Pelo menos três nomes com potencial para disputar a prefeitura de Passo Fundo serão analisados durante a plenária que o PT vai fazer neste sábado: do ex-vereador Adelar Aguiar, e dos ex-secretários municipais Clademir Daron (Habitação) e Marilise dos Santos (Serviços gerais). O presidente Neri Gomes está fora da relação. Ele não se desincompatibilizou do cargo que ocupa junto à Câmara dos Deputados em tempo hábil. Neri é assessor do deputado federal Marco Maia, representando o escritório na região. O PT conversa com o PP, o PDT e o PR. Quem oferecer a vice terá mais chances de levar o apoio. Neri já fez duas reuniões com o pré-candidato a prefeito Osvaldo Gomes. Disse que não há divergência em termos de projetos, porém reconhece a dificuldade com o PP, já que lideranças como a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado federal Luiz Carlos Heinze mantém uma postura crítica em relação aos petistas. As conversas também evoluíram com o PDT e com o PR, que tem como pré-candidato a prefeito o advogado Alcindo Roque.
Proporcional
O fato é que o PT não ficará de fora do processo eleitoral, embora esteja visivelmente fragilizado por conta das repercussões nacionais. A hipótese de candidatura própria deve ser assegurada no próximo sábado. A indefinição momentânea sobre como será essa participação se reflete na chapa proporcional. O partido tem apenas 16 pré-candidatos a vereador.
Transmissão
Como faz a cada processo eleitoral, a Câmara de Vereadores vai interromper a transmissão ao vivo e online das sessões plenárias. A transmissão será retomada após as eleições municipais.
Estávamos esperando um grande evento para o revezamento da Tocha Olímpica, em Passo Fundo. Mas, todas as expectativas foram superadas. Algumas situações colaboraram: o Parque da Gare revitalizado e o clima que estava perfeito para a atividade.
Sugestão
A prefeitura precisa avaliar a possibilidade de interromper o trânsito da Sete de Setembro, no trecho do Parque da Gare, pelo menos aos domingos à tarde. O movimento tende a se intensificar e sem carros circulando fica mais tranquilo e menos perigoso. Nas ruas laterais, essa interrupção se faz ainda mais necessária. As vias são estreitas e não comportam estacionamento e carros circulação em meio a pedestres, muitos dos quais ainda crianças. A medida poderá evitar concentrações futuras daqueles que gostam de som alto e uma caixa de cerveja na calçada.