Frente fria e massa de ar frio e seco derrubam temperatura

Com a trégua do frio nos últimos dias, temperatura máxima chegou aos 26, 2ºC no domingo. Desde ontem, temperaturas estão em declínio

Por
· 1 min de leitura
Área de instabilidade chega à região e causa chuva de rápida passagemÁrea de instabilidade chega à região e causa chuva de rápida passagem
Área de instabilidade chega à região e causa chuva de rápida passagem
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não foi exatamente um veranico, embora muita gente tenha dado esse nome aos dias de temperaturas mais elevadas, principalmente os registrados no último final de semana. As máximas que chegaram aos 26,2ºC representaram uma trégua ao frio intenso que vinha sendo registrado. Mas a trégua acabou e as temperaturas voltaram a entrar em declínio desde a noite de ontem, devido à chegada de uma área de instabilidade à região. Mesmo assim, de acordo com informações da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, o frio não deve ser tão intenso quanto o registrado no mês passado.
O ar seco que predominou desde a última sexta-feira foi responsável pelo registro das temperaturas mais elevadas desde o mês de abril, com a máxima superior a 26ºC registrada no domingo. Antes disso, em junho a máxima havia sido de 22,6ºC. O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio explica que as temperaturas elevadas não representam nenhuma anormalidade. Houve anos em que a máxima registrada no período chegou aos 28ºC.
A área de instabilidade que chegou ontem também interrompeu um período se mais de 20 dias sem registro de chuvas. O mês de junho teve o menor volume de chuva dos últimos 65 anos, com apenas 19,5mm de precipitação, conforme Sampaio. Apesar de interromper o período sem chuva, a área de instabilidade será de rápida passagem e já a partir de amanhã dará lugar a um ar frio e seco.
Desde a noite de ontem as temperaturas começaram a baixar e hoje o dia deve ser de tempo instável e com chuva. A temperatura mínima fica em 8ºC e a máxima não passa dos 18ºC. Na quinta-feira o dia ainda pode se iniciar com formação de nevoeiro e deve passar de encoberto a nublado. As temperaturas variam entre 5ºC e 15ºC.
A sexta-feira será de céu parcialmente nublado a nublado com mínima de 6ºC e máxima de 18ºC, com a temperatura em elevação gradativa. Sampaio destaca que o sábado também ficará parcialmente nublado a nublado. Porém, as temperaturas devem se elevar um pouco. A mínima já fica em 12ºC e a máxima em 24ºC. No domingo, o dia começa nublado, passando a encoberto no decorrer do período. A mínima ainda fica em 12ºC e a máxima já pode chegar aos 25ºC. Até o momento ainda não há indicativos da entrada de uma nova massa de ar polar intensa como a que causou geadas em vários dias consecutivos no último mês.

Gostou? Compartilhe