Reformas
“O Congresso Nacional precisa responder as reformas que o país precisa. Elas serão duras e impopulares. Se os parlamentares não aprovarem as reformas, o Brasil vai mergulhar na crise e os deputados não serão reeleitos”. A afirmação foi feita ontem pelo deputado federal Darcísio Perondi, PMDB. Ele foi um dos deputados estaduais e federais que participaram ontem à noite do encontro regional do partido em Passo Fundo, denominado Rota da Vitória. O diretório estadual já realizou 19 encontros. O objetivo é iniciar a mobilização para as eleições municipais e repassar orientações técnicas e jurídicas sobre o processo eleitoral. Para Perondi esta será uma eleição laboratório, porque além de ter um período menor de campanha, ela será muito mais rigorosa em relação aos gastos. Segundo o deputado, especialistas já preveem que esta será a eleição com maior número de cassações. As doações de campanha neste ano só podem ser feitas por pessoa física e não jurídica.
Cuidados
Os candidatos a qualquer cargo (prefeito ou vereador) devem estar conscientes de que precisam estabelecer um rígido controle sobre as contas da campanha. Espera-se que, com as novas regras, se tenha uma campanha mais limpa e mais barata, compatível com a realidade pessoal de cada candidato.
Contas
Nas contas do PMDB, já são 59 os senadores que votarão pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Este número poderá chegar a 61, segundo Perondi.
E a Tocha...
Já colecionamos situações inusitadas com a passagem da Tocha Olímpica: uma onça foi morta em Manaus, a chama da tocha foi apagada em Santa Maria e, em Pelotas, o caminhão do comitê olímpico foi arrombado e os equipamentos de filmagem roubados. Eita Brasil!
Substitutivo
O vereador Renato Tiecher apresentou um substitutivo ao projeto de sua autoria que estabelece regras para consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. O projeto teve por base sugestões da audiência pública realizada recentemente, do Ministério Público e Brigada Militar. Se aprovado, fica proibido o consumo em local público de uso coletivo. A proibição não inclui eventos com autorização para o consumo de bebidas alcoólicas expedidas pelo Poder Público Municipal.