Direção
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), com o objetivo de manter a qualidade e a segurança do atendimento médico hospitalar na Unidade II (antigo Instituto de Ortopedia e Traumatologia - IOT Hospital do Trauma) adquirido em abril, permanece com a mesma Direção Médica, liderada pelos médicos Dr. Rudah Jorge e Dr. Júlio César Stobbe. O presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima destaca que a Diretoria, no dia 02 de junho de 2016, registrou em ata nº 2283 e formalizou a Direção Médica atual na gestão do corpo clínico da Unidade II, como forma de manter o equilíbrio gerencial entre os dois hospitais. Outro aspecto salientado por Lima é a importância de dar continuidade ao trabalho realizado no HSVP, que em relação à Direção Médica, prima pela visão sistêmica da instituição, com atuação experiente e focada no desenvolvimento da medicina de referência do HSVP.
Ministério Público
Os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi tema da 12º edição do encontro organizado pelas Delegações de Prefeituras Municipais (DPM) com o objetivo de debater os desafios e os novos rumos para a Educação Municipal. Para avaliar os efeitos da LDB na educação gaúcha os órgãos de fiscalização foram convidados a participar do evento. A Promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, de Passo Fundo, foi a primeira palestrante e falou sobre a Ficai Online e a Rede de Apoio à Escola. As metas das Promotorias Regionais de Educação, o combate à evasão escolar e a educação infantil, foram apresentados juntamente com dados de pesquisas que abordam o tema.
Reunião
As perspectivas sociais, econômicas e tecnológicas da cultura da soja serão discutidas durante a 41ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul (RPSSul), que será realizada de 9 a 11 de agosto na Universidade de Passo Fundo (UPF). A Apassul, Embrapa Soja e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF são as promotoras do evento, que também reúne o Seminário Técnico da Soja e a Feira Tecnológica. A programação completa do evento pode ser acessada no site www.rpspassofundo.com.br. No endereço eletrônico também podem ser realizadas as inscrições para a RPSSul. Para alunos do curso de Agronomia e do Programa de pós-Graduação em Agronomia da UPF não há valor de inscrição. Para demais estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais, o investimento é de R$ 70,00.
Manifestação
Cerca de 600 pessoas participaram da manifestação em defesa dos hospitais na manhã de sexta-feira (08) em Casca. Os manifestantes se reuniram próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual e trancaram a ERS-324 a cada dez minutos por pelo menos uma hora e meia. O motivo é o atraso nos repasses de recursos do governo do Estado que está provocando déficit nas contas dos hospitais e prejudicando os serviços prestados à população. Uma audiência com o governador José Ivo Sartori deve ser confirmada para os próximos dias. A manifestação foi organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Casca, David Canabarro, Serafina Corrêa e Marau.
Cursos de capacitação
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Universidade Popular (UP), divulga a lista dos candidatos selecionados para os cursos do Núcleo de Capacitação para o Trabalho. Os inscritos devem acessar o site www.pmpf.rs.gov.br. Com a procura de mais de 2 mil pessoas, 1.086 inscritos aguardam na lista de espera. Os cursos mais procurados foram: Cabeleireiro – Corte, Escova e Hidratação, com 280 inscritos; Auxiliar Administrativo I, com 258 inscritos e Gastronomia I, com 197 inscritos. No topo de cada lista consta a data de início do curso, turno e carga horária. Os candidatos selecionados devem se apresentar no primeiro dia de aula para começar os estudos. Os cursos são gratuitos e as aulas iniciam a partir do dia 8 de agosto, na sede da UP, localizada na Avenida Rui Barbosa, 103, no Bairro Petrópolis (Faculdade Ideau). Mais informações pelos telefones (54) 3315-6957 ou (54) 3315-6997.
Saúde
Passo Fundo é uma das poucas cidades do estado e do país que oferece medicamentos que ajudam no processo largar o vício do cigarro. A política pública iniciou ainda em 2014 e, desde então, pelo menos 3.370 pessoas buscaram o serviço e outras 300 deixaram de fumar efetivamente. Mensalmente, cerca de 60 pessoas retiram o tratamento na rede pública de Passo Fundo. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, também há grupos de cessação nas unidades de saúde dos bairros. “Parar de fumar significa envelhecimento mais saudável, menos infarto no miocárdio e derrames, além de evitar vários cânceres, como pulmão, garganta, bexiga e esôfago”, alertou ele. Os fumantes interessados devem procurar um médico da rede e solicitar o tratamento.