Simultaneamente com o processo de mudança da Secretaria de Meio Ambiente, que passará a funcionar no local, o Parque agora está à disposição da comunidade das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos finais de semana, das 10h às 18h. O Parque Ambiental do Banhado da Vergueiro alia o cuidado com o meio ambiente a partir do conceito de convivência em harmonia com a natureza. Considerada uma demanda histórica da população, a área passa a ser palco para a visitação de um dos ecossistemas mais ricos em termo de biodiversidade: o banhado, característico do bioma pampa.
A parte estrutural conta com a edificação para Secretaria de Meio Ambiente, praça com playground, anfiteatro ao ar livre, áreas de contemplação, passarela, passeios internos, iluminação, paisagismo, bancos, lixeiras e demais mobiliários, sanitários públicos, comunicação visual e pórticos. “A Secretaria do Meio Ambiente passará para um espaço completamente novo, que contribui com a preservação dos recursos, contempla captação solar e da água da chuva, reunindo a educação ambiental em um espaço de teoria e prática”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi.
O projeto
O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro apresenta nova infraestrutura e sistema de preservação do ecossistema. A parte estrutural conta com a edificação para Secretaria de Meio Ambiente; sanitários públicos; praça com playground; anfiteatro ao ar livre; áreas de contemplação; passarela; pavimentação do passeio público; criação de passeios internos; iluminação; paisagismo; colocação de bancos, lixeiras e demais mobiliários; comunicação visual; e pórticos.
A parte voltada ao meio ambiente encontra aporte em todos os espaços, como: local específico para trabalhar a Educação Ambiental no prédio da secretaria; passarela elevada para que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma sem destruí-lo; e sistema de captação de energia solar e água das chuvas. Ainda, foram feitas intervenções para limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.
Por que o nome banhado?
A recuperação ambiental da área conhecida como Banhado da Vergueiro foi alvo de um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, a fim de preconizar a preservação de fauna e flora de banhado. O pedido foi cumprido e acompanhado por inúmeras entidades ligadas à questão ambiental do município.
Em estudo técnico-científico feito em parceria entre o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Banhado da Vergueiro abriga diversas espécies típicas da região: mamíferos como ratão-do-banhado e preá; pássaros como sabiá, canário, joão-de-barro e tico-tico; e vegetais como aroeira, canela-guaicá, aguapé, junco e butiazeiro; além de outras espécies.