Muitas pessoas interpretam mal a palavra ''crise''. Confundem com ''catástrofe''. Contudo, uma crise não é uma calamidade terrível. Ela deriva da palavra grega krino: ''decidir'', significa, simplesmente, ''um momento de tomar uma decisão''. Uma crise é um momento decisivo, aquele que percebe uma mudança. Para evitar uma crise, teríamos que evitar a própria mudança, o que constitui uma impossibilidade óbvia. Essas mudanças ocorrem com uma sincronia em relação ao tempo, que podemos definir como ciclos, que costumam acontecer na vida das pessoas. Os ciclos são medidas de mudanças. Para que qualquer propósito se realize, devem ocorrer mudanças e, necessariamente, mudanças envolvem crises.
O que é um ciclo?
Ciclo é a duração da vida de qualquer entidade determinada. É uma estrutura de tempo cuja forma é determinada por uma rotação axial da Terra a cada 24h. Desde a aurora dos tempos o homem tem pautado sua vida segundo os ciclos dos planetas - de um raiar a outro do dia e de uma lua nova a outra, ele regula sua existência pelos céus. De fato, é esta a percepção consciente do tempo, o que distingue o ser humano de todas as outras criaturas vivas.
Vivemos em sincronicidade com todos os elementos da natureza, com a matéria e a energia presentes no Universo. Somos influenciados diretamente por toda essa dinâmica, nos tornando mais uma peça ou personagem nesse jogo da vida. Existem pontos críticos biológicos durante a vida (tais como a adolescência e a menopausa) ao passo que os outros pontos são individuais e podem ocorrer em qualquer época durante o período da vida.
Caso se espere um tipo específico de mudança, de período de transição ou de crise de crescimento, o individuo pode preparar-se para enfrentá-lo conscientemente e com os olhos abertos, e, através dele, poderá lucrar muito mais em termos de maturidade pessoal e de desenvolvimento espiritual. Tal conhecimento também poderá ajudar a pessoa a evitar decisões imprudentes ou prejudiciais, tornando-se decisivo, para, por exemplo, alcançar o sucesso profissional.
A Astrologia ajudando a resolver as crises
As crises, tanto grandes como pequenas, representam essencialmente, oportunidades para o desenvolvimento - as únicas que realmente temos. Por meios de Trânsitos e Revoluções, o Astrólogo pode deduzir a época e a natureza das futuras crises em potencial. Desse modo, o individuo será capaz de usar as crises em favor de seus objetivos particulares. A Astronomia nos fornece os dados e a Astrologia interpreta-os com referência aos processos de vida na Terra e, particularmente, dentro do indivíduo. O Mapa Natal é o ponto de partida do ciclo de vida do ser. Há 20 anos entrou para o vocabulário corrente a expressão ''Mapa Astral''. Poucos sabem o que significa exatamente: trata-se de utilizar as coordenadas básicas da Astronomia (latitude e longitude) e através delas, localizar o indivíduo dentro da Roda Zodiacal. Entram como balizadores a hora, o dia, o mês, o ano e o local de nascimento. A posição dos planetas é associada a símbolos milenares. Parece complicado. E é. Dependendo da complexidade do mapa a análise dos resultados pode demorar dias.