OPINIÃO

Quero que você me aqueça nesse inverno

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Algumas dicas e uma boa seleção de rótulos para você não abandonar a cerveja mesmo com o frio

O inverno chegou e com ele a necessidade de nos mantermos aquecidos. Vale tudo nessa maratona: cobertor, manta, casaco, bota, pantufa, cachecol, sopas, caldos, vinhos e, claro, cerveja. Sim amigos, cerveja. A bebida símbolo de um bom dia na praia transita tranquilamente por todas as estações do ano.

Como já disse aqui a cerveja é bem democrática. Tem cor, sabor e aroma para agradar todos os paladares. Além disso, ela pode (e deve) ser bebida em qualquer estação do ano. Se você é fã de Barley Wines (cerveja maltada, com graduação alcóolica entre 8% e 12%) e quer degustar o estilo quando os termômetros marcam 30o C, fique à vontade. O trabalho do sommelier não é dizer o que você deve beber mas sim, o que você poderia beber. Estamos aqui para sugerir.

O aquecimento causado pela cerveja está diretamente relacionado a graduação alcóolica (ABV) da bebida. Ao contrário do que muitos pensam (e disseminam erroneamente) uma cerveja escura não precisa necessariamente ser alcóolica. Tudo vai depender do estilo da bebida, dos ingredientes utilizados e do processo de fabricação.

Explico: uma stout, por exemplo, cerveja com coloração variando entre o preto e marrom escuro, opaca, com maltes torrados que remetem a café tem graduação alcóolica inferior a uma goldenstrong ale, estilo de cerveja dourada, translúcida, com notas que remetem a frutas como pêra e maçã. Assim, o segundo estilo irá aquecer mais do que o primeiro e logo, se torna uma ótima opção para os dias frios.

É fundamental entendermos também como a temperatura em que a bebida é consumida influencia na degustação. Quando bebemos algo gelado, nossas papilas gustativas se contraem e com isso acabamos não sentindo os sabores por completo. As temperaturas baixas impedem também que os aromas se tornem voláteis. Por isso, quando falamos em cervejas para o inverno e consequentemente, cervejas mais alcóolicas, precisamos entender que a temperatura de serviço precisa ser respeitada. Se uma cerveja com complexidade de aromas e sabores de 10% de ABV for servida a 3o C, por exemplo, certamente não sentiremos no nariz e na boca as mesmas notas se ela fosse servida a 10o C.

Estilos e rótulos para celebrar o frio
Aqui sugiro alguns rótulos divididos por estilos que combinam perfeitamente com os dias de temperaturas mais baixas.

WalsPetroleum
Produzida com diversos tipos de grãos escuros, corpo aveludado, licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Amargor equilibrado. Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga. Receita desenvolvida pela cervejaria DUM, do Paraná.
Estilo: Imperial Stout
País: Brasil
ABV: 12%
Temperatura de serviço: 10o C a 12o C

PaganDragon´sBloodWine
Essa BarleyWine é parcialmente maturada por dois meses em carvalho francês, passando por um blend (mistura) com a cerveja nova, conferindo a ela agradável aroma de baunilha e caramelo.
Estilo: BarleyWine
País: Brasil
ABV: 9,5%
Temperatura de serviço: 8o C a 12o C

La TrappeTripel
Cerveja dourada com aromas frutados que remetem a pêssego e damasco e um toque levamente floral de lúpulo. É uma trapista clássica com sabor potente e completo com amargor médio e levamente seca.
Estilo: BelgianTripel
País: Holanda
ABV: 8%
Temperatura de serviço: 8o C a 12o C

PaulanerSalvator
De coloração vermelho escuro, com notas de que lembram café, nozes, chocolate e cravo, é uma das cervejas de inverno mais consumidas na Alemanha.
Estilo: Doppelbock
País: Alemanha
ABV: 7,9%
Temperatura de serviço: 8o C a 12o C

Trappist Rochefort 10
Altamente encorpada e complexa, possui coloração acobreada escura e intensidade licorosa e caramelizada, ligeiramente picante e com notas frutadas de ameixa e cacau.
Estilo: Dark Strong Ale
País: Bélgica
ABV: 11,3%
Temperatura de serviço: 13 a 15o C

 

 

Gostou? Compartilhe