OPINIÃO

Fatos 19.07.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Comemorando

O deputado estadual Juliano Roso, PCdoB, comemora o resultado do escritório regional instalado na torre comercial do Bella Città Shopping. Foram mais de 500 atendimentos, desde janeiro deste ano, quando o escritório foi inaugurado. Para Juliano Roso, a procura traduz a importância do local para aproximar seu trabalho da comunidade de Passo Fundo. Segundo ele, a aproximação é fundamental para trabalhos de interesse do município, como a mobilização por melhorias no aeroporto Lauro Kortz, a intermediação da colocação de lombadas eletrônicas em trecho urbano da BR-285 – nos bairros Záchia e Vera Cruz – além de outras reivindicações locais. O escritório regional de Passo Fundo funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Expectativa

O grupo de filiados do PSDB de Passo Fundo, que não teve o pedido validado pelo sistema eletrônico da Justiça Eleitoral, por um erro no processo de encaminhamento, ganhou uma nova esperança. Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral reconsiderou o primeiro posicionamento depois de receber informações do Cartório sobre a existência da lista interna de filiados. Nesta lista constam todos os nomes das pessoas que integram o grupo. O parecer, agora favorável ao pedido de validação das filiações, foi encaminhado à Justiça, que deve se manifestar pela liminar nesta semana. Lembrando que o parecer do MP é apenas um indicativo. A decisão cabe ao juiz eleitoral. Se aceito o pedido de liminar, os novos filiados com pretensões eleitorais poderão se candidatar, mesmo que o julgamento do mérito não tenha ocorrido.

MP e Justiça

Atuarão como juízes eleitorais no pleito deste ano, os magistrados João Marcelo Barbiero Vargas e Átila Barreto Refosco.  Os Promotores Eleitorais são Álvaro Póglia e Cleonice Aires.

Convenção

Vereador Marco Silva, um dos filiados do PSDB sem validação eletrônica, que aguarda decisão judicial para saber se poderá concorrer ou não, diz que não é consenso entre os tucanos o apoio ao prefeito Luciano Azevedo. Silva contraria posição anunciada pelo presidente do diretório Ênio Oliveira.  O vereador tende apoiar Osvaldo Gomes, PP. Só para lembrar, Marcos Silva se desfiliou do PP para ingressar no PSDB. 

Urgência

Pequenos e médios empresários de Passo Fundo sofrem com a falta de crédito para capital de giro. Até existem linhas específicas, mas as condições para a liberação dos recursos ultrapassam são as mais burocráticas possíveis. O resultado é empresa encolhendo, demitindo e desaparecendo do mercado. Medicas urgentes se fazem necessárias, sob pena de um agravamento ainda pior da crise instalada no país.

 

 

 

Gostou? Compartilhe