Projeto incentiva produção literária nas escolas municipais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Intitulado Identificando Talentos, o projeto realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Academia Passo-Fundense de Letras (APL), tem a proposta de expandir a arte literária em qualquer um de seus gêneros, incentivar a formação do leitor e fortalecer a cultura. 

Destinado aos alunos a partir de 12 anos, matriculados nas escolas da rede municipal, a iniciativa também busca uma maior aproximação entre a APL e as escolas, no sentido de identificar e capacitar jovens talentos na produção literária. Segundo a presidente da APL, Dilse Corteze, “o projeto traz o comprometimento da Academia em incentivar a Literatura e a correta utilização da Língua Portuguesa, expandindo assim a arte literária. Prezamos pela função social e comunitária e, com este projeto em parceria com o município, podemos cumprir tais funções”, comentou Dilse, que ainda ressalta a boa aceitação dos alunos e os impactos positivos em sala de aula. 

O projeto é desenvolvido através de um concurso literário a partir de temas, autores ou obras literárias, com a mediação da APL, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tendo como responsáveis os professores que atuam na disciplina de língua portuguesa. A aprtir disso, cada escola seleciona um aluno que participará de oficinas de produção literária conduzidas pela APL. Da produção resultante das oficinas, serão indicados os melhores trabalhos por categoria a serem premiados em uma sessão solene com a distinção (certificado) de membro da Academia Passo-Fundese de Letras Mirim. 

Durante a culminância do projeto, ficarão expostos os trabalhos resultantes do projeto no hall de entrada da APL. 

Gostou? Compartilhe