Utilização do espaço em debate na Câmara

Emenda solicita que pelo menos 50% do espaço seja cedido ao Fórum da Economia Solidária. Projeto tramita na Câmara

Por
· 1 min de leitura
Uso do espaço da antiga estação férrea, localizada no Parque da Gare, é debatido desde sua revitalizaçãoUso do espaço da antiga estação férrea, localizada no Parque da Gare, é debatido desde sua revitalização
Uso do espaço da antiga estação férrea, localizada no Parque da Gare, é debatido desde sua revitalização
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A utilização do espaço da antiga estação férrea de Passo Fundo foi tema de reunião da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) da Câmara de Vereadores. No comando da reunião, o presidente da COTC, Rui Lorenzato (PT), relembrou a proposta para a utilização da área apresentada pelos representantes do Fórum da Economia Solidária. A iniciativa prevê que o local seja um espaço de exposições, integração e comercialização de produtores de agroindústrias, artesanato, alimentos ecológicos, confecções e produtos da agricultura familiar. O parlamentar, que já declarou apoio a proposta, explicou que a iniciativa é uma alternativa ao projeto de lei proposto pelo Executivo que dispõe sobre a concessão da antiga Estação Férrea à iniciativa privada. A matéria cita que a concessão onerosa deve ser realizada mediante processo licitatório e terá validade de 10 anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Conforme o procurador do município, Adolfo Freitas, o projeto encaminhado à Casa Legislativa se trata de uma autorização de concessão de uso e a partir dela o Executivo desenvolverá estudos para a utilização do espaço. O procurador destacou ainda que a aprovação do Projeto viabilizaria a captação de recursos para serem investidos no prédio. O secretário municipal de cultura, Pedro Almeida explicou que a arrecadação de investimentos da iniciativa privada garantiria a estruturação e conservação da antiga Feira do Produtor. Além disso, como ampliou, a administração pública busca centralizar as manifestações culturais, como as do Fórum da Economia Solidária no espaço Roseli Doleski Pretto e, por isso, propôs uma nova alternativa para a estação férrea. Desta forma, o vereador Rui Lorenzato informou que encaminhará uma emenda ao projeto de lei solicitando que 50% da área seja cedida para o Fórum da Economia Solidária.
O vereador Alex Necker (PCdoB) sugeriu a realização de uma audiência pública para discussão da questão e o Executivo solicitou que o Fórum apresente uma proposta para a ocupação da antiga estação férrea ou ainda, de parte do complexo Roseli Doleski Pretto. Também participaram da reunião, o presidente do Legislativo, vereador Marcio Patussi (PDT), a vereadora Claudia Furlanetto (PCdoB) e o vereador Marcos da Silva (PSDB), além das entidades locais como Associação dos Livreiros (ALPF), Feira Regional da Economia Popular Solidária (Fresol), Associação Gaúcha de Artesãos e Artistas Plásticos de Passo Fundo, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria de Cultura.

Gostou? Compartilhe