OPINIÃO

EDUARDO CONTE: Filho de Renato e Cazuza. Neto de Tom e Vinícius. Sobrinho de Chico e João. Primo de Los Hermanos e dos Reis

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Assim se define este artista, tradução do resultado de pura mpb na veia desde que se conhece por gente.
A música sempre esteve lá, pulsando, latente. As composições estavam lá. Mas o dia a dia deste advogado que trabalhava no Tribunal de Justiça do RS se desenrolava tal qual sua primeira canção gravada, Sobre Cigarras e Formigas, onde ele canta: “Vivendo como em um formigueiro/ vendendo o teu dia inteiro só pra te sustentar”.
Era assim que se sentia antes de decidir largar tudo para dar início à tão sonhada carreira de músico. Após uma viagem à Itália, tomou uma decisão. Aos 35 anos deixou o emprego e assumiu a verdadeira vocação, ou, como ele mesmo define, deixou de ser formiga e virou cigarra.
Edu queria mostrar suas músicas, deixar sua arte entrar na vida das pessoas, dar seu recado, compartilhar. Para começar, partiu para o registro das mesmas em estúdio e, no desenrolar deste processo, veio a ideia: fazer um show transmitido pela internet, ao vivo, da sala do seu apartamento, que sempre foi o local da sua produção musical. A banda já estava montada, mais de 20 composições prontas, mas quase nenhuma experiência de palco. O resultado veio da emoção, do despojamento, do amor e dedicação pelo trabalho que foi assessorado pelos diretores Paulinho Azevedo e Mateus Philippe. Três shows foram realizados na sala do seu apartamento e transmitidos ao vivo pela internet em janeiro de 2013. E foi uma loucura. O sonho se concretizou, a figura do músico e compositor assumiu seu perfil e a repercussão foi admirável chegando a vários estados brasileiros, além de cidades do exterior como Verona e Sydney.
A experiência bem sucedida deu origem à outra ideia: levar A Banda de Apartamento formada por João Rocha (baixo), Leandro Aragão (bateria), Renato DallAgo (piano e trompete) para o palco, reproduzindo o clima dos primeiros shows, deixando o palco com cara de sala de apartamento, levando sofás, mesas e um tapete que pertence ao próprio artista. Várias apresentações já foram realizadas neste formato.
Já tendo participado de shows de outros artistas e bandas consagradas como Jota Quest, ocasião em que Edu mostrou seu trabalho para mais de 2000 pessoas e Nando Reis para 10.000, em maio deste ano, outro sonho se realizou: Edu abriu o show de João Bosco, no Teatro Guarany, em Pelotas.
Esse é o principal recado de Edu Conte. Podemos e devemos sonhar. E devemos ouvir o apelo do nosso sonho. É aí que tudo acontece.
Para este ano, o projeto é levar a Banda de Apartamento para os palcos do Brasil, enquanto prepara a gravação de um disco dentro do apartamento da forma mais orgânica possível.
O EP Edu Conte e a Banda de Apartamento foi lançado em 2014 e as músicas “Barcos”, “Sobre Cigarras e Formigas”, “Faixa Um de Disco Nenhum”, “Alguém”, “Tempo Pra Gente”, “Mulheres” e “Onipresenciar” estão disponíveis no iTunes, Spotify e Deezer.
Contato para shows:
Voltaire Santos: 51 9302 0158

Gostou? Compartilhe