OPINIÃO

Emagrecer: o papel do nutricionista

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Hoje em dia o sonho de muitos é ter um corpo perfeito, bonito. E por estamos atualmente em um constante imediatismo e conquistas sem grandes esforços, é comum nos deparamos com diversas dietas da moda, restritas, que reduzam o peso mais rápido.
Muitas dietas dessas até fazem sucesso. E as chamadas “celebridades” são as principais divulgadoras deste método. Digo que sim, é possível emagrecer com esse esquema de dieta, sem dúvida. Mas, muitos prejuízos podem ser causados por “regimes” de emagrecimento realizados sem adequada avaliação.
É fundamental saber que todas necessitam de acompanhamento nutricional e, como nutricionista, posso orientar, planejar e adaptar o programa individual, sem levar a risco a sua saúde.
Mas para realmente alcançar o peso ideal ou duradouro, é preciso adotar hábitos mais saudáveis, de maneira que novas práticas sejam incorporadas e que se proponha a seguir a Reeducação Alimentar, somada à pratica de exercícios físicos, que é algo sem igual. Um corpo saudável e em movimento é sinônimo de vida.
Como é definido então?
Seguindo um plano através da Dietoterapia, que consiste no manejo terapêutico dos alimentos, com o objetivo de produzir balanço negativo de energia para reduzir o peso e melhorar a composição corporal.
1) Plano de restrição calórica moderada: Conteúdo Energético: Calcular o valor energético desejado segundo a situação clínica.
2) Plano de baixo valor calórico: Denomina-se assim o que provém entre 800-1200 kcal. Está indicado se após um período razoável com um plano moderado não se conseguiu diminuir de peso.
3) Plano de muito baixo valor calórico: Denomina-se assim o que provém menos de 800 kcal diárias. Está indicado para obesidades graves e recorrentes, descompensação diabética e outros estados que necessitam rápida perda de peso. Deve aplicar-se por períodos curtos (3-4 semanas).
Não se recomendam dietas de menos de 400 kcal/dia, nem o jejum total (menos de 200 kcal/dia).
4) Dietas não aconselhadas: as que não têm fundamento científico nutricional, como as dietas da moda.
Conselho: Se você deseja emagrecer, precisa ter em mente que encontrará algumas dificuldades pelo caminho, mas que é possível superá-las, portanto, se encontrar algumas dificuldades para seguir a técnica da reeducação alimentar, não desanime, pense nos seus objetivos e como será bom alcançá-los.
Acredite. Você é o responsável pela sua mudança. Você precisa confiar que é capaz de vencer. Essa vitória será sua, ela não tem preço, tamanha é a alegria da conquista.
E aí? Vamos começar a mudança?

Gostou? Compartilhe