A nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) reúne desenhos, pinturas e gravuras da idealizadora do MAVRS, a artista Roseli Doleski Pretto. A solenidade de abertura da exposição aconteceu na noite de terça-feira, 2 de agosto, e contou com a presença de autoridades, acadêmicos e professores da UPF e de amigos e familiares da artista, que faleceu em 2002. As obras ficarão expostas até o dia 18 de setembro.
As obras contam histórias de anos dedicados à arte. A coordenadora do MAVRS, a museóloga Tania Aimi, iniciou a solenidade dando as boas-vindas e ressaltando a importância da artista para o município de Passo Fundo, já que Roseli não mediu esforços para realizar seu sonho de criar um museu de artes em Passo Fundo. “Esse Museu foi criado pela Roseli e é, desde do seu princípio, um espaço feito para todos, com acesso gratuito, e que também é um laboratório de formação dos nossos acadêmicos da UPF”, destacou Tania.
A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, e o secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida, leram a carta escrita pela artista Maria Tomaselli Cirne Lima, que foi amiga e acompanhou toda a trajetória de Roseli. Em um dos trechos do texto de abertura da exposição, Maria Tomaselli destacou o esforço de Roseli para criar um museu de artes na cidade. “Teu charme, tua obstinação conseguiram dobrar as autoridades, convencê-las, até comovê-las com tua luta. Não desististes, levou anos, mas nasceram o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional de Passo Fundo. A doação das obras de Ruth Schneider e as inúmeras doações que recebestes dos teus artistas amigos de todos os lados constituem o acervo do Museu de Artes Visuais, e tua fácil, agradável e carinhosa circulação na sociedade de Passo Fundo te trouxe inúmeras peças históricas para o Museu Regional, um ao lado do outro, e os dois juntos têm teu nome, Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto”.
Os filhos Alexandre e Andrea, o marido Antonio Augusto Pretto, netos e amigos de Roseli também prestigiaram a abertura da exposição. “Quero agradecer em nome da família. Esse trabalho da mãe sempre foi em prol da cultura do município e do estado. O Museu é aberto e acessível a todos. E esse era o sonho e desejo da mãe”, declarou o filho Alexandre Doleski Pretto, que falou em nome da família.
Também fizeram parte do protocolo da solenidade a coordenadora do setor educativo do MAVRS, Luciane Campana, e a artista Maria Lucina Busato Bueno, que ajudaram a organizar a exposição.
Obras da artista Roseli Doleski Pretto compõem nova exposição do MAVRS
· 1 min de leitura