OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Qualificação
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher e a Estratégia Saúde da Família – ESF Adriana Lírio firmaram parceria com o Instituto de Patologia para qualificar os profissionais que coletam exames de colo uterino, os populares preventivos. A capacitação envolve a coleta, rastreamento, detecção precoce, tratamento e acompanhamento das mulheres com exames alterados, tanto para câncer de útero como para câncer de mama. Serão cinco encontros, com início no CAIS Petrópolis e unidades próximas no dia 10 de agosto. A elaboração da ação será realizada pela Residência Multiprofissional de Oncologia dos hospitais Cidade e São Vicente de Paulo, além do Instituto de Patologia. Em recente mudança de laboratório, o tempo de espera para o resultado do preventivo caiu de 90 para cerca de 25 dias. A expectativa é que a mudança traga, ainda em 2016, o aumento das coberturas dos rastreamentos para os exames de mama e preventivo do colo uterino.

Doação de alimentos
Mais de 1,5 mil kg de alimentos, entre arroz, feijão e soja foram doados nesta terça-feira, pela Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo (UCC) para a Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância (Sami), de Passo Fundo. De acordo com o gestor da UCC, Antônio Airton Polippo, os grãos são amostras dos produtos classificados pela Instituição que ficam na Unidade por 15 dias, como uma forma de garantia da qualidade dos grãos. A presidente da Sami, Arlete Dircinha Azzolin, reforça a importância dessas doações, visto que a Sami atende 155 crianças de zero a seis anos, de famílias de baixa renda, e 76 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A entidade presta atendimento completo, que envolve alimentação, oficinas e trabalho de psicólogos e assistentes sociais. O telefone para contato para quem quiser fazer doações é (54) 3312-2909.


Exposição
A nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) reúne desenhos, pinturas e gravuras da idealizadora do MAVRS, a artista Roseli Doleski Pretto. A solenidade de abertura da exposição aconteceu na noite de terça-feira. As obras ficarão expostas até o dia 18 de setembro. 

Big Macs
Acontece neste sábado, 06, ação para venda de Big Macs que será revertida para o Centro Oncológico Infanto-juvenil do Hospital São Vicente de Paulo. As equipes do HSVP estarão durante a manhã na Feira do Produtor e à tarde, se não chover, no Parque da Gare. Segundo a gerente de Marketing do HSVP, Fernanda Marini, a ideia de realizar a ação no Parque da Gare é vender o maior número de tíquetes possível, para beneficiar crianças e jovens em tratamento oncológico. Por isso, todos que passarem pela Feira do Produtor podem colaborar com a compra de um Big Mac, por apenas R$ 15,50, e fazer parte desta causa. A 28ª edição da campanha McDia Feliz será realizada no dia 27 de agosto. Mais informações pelo fone (54) 2103 4112

Aquisição de camisetas
O Centro de Apoio à Criança com Câncer é uma das organizações ligadas ao Instituto Ronald McDonald e escolheu o Centro Oncológico do HSVP como beneficiário neste ano. O CACC também está realizando a venda de camisetas do McDia Feliz no valor de R$ 25,00. A renda das camisetas ficará com o CACC.

Intercâmbio
As chinesas Cynthia e Yeety, ambas de 18 anos, estão em Passo Fundo realizando o sonho de conhecer o Brasil e participar de um intercâmbio. As estudantes realizam trabalho voluntário na Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz, localizada no Bairro Leonardo Ilha. Recepcionadas pelos mais de 170 alunos e pela equipe diretiva da escola, as estudantes se mostraram motivadas para as seis semanas que ficarão na cidade para a troca de experiências. “Viemos para o Brasil, em Passo Fundo, uma bela cidade com pessoas muito receptivas, para mostrar um pouco da nossa cultura e aprender também”, contou a intercambista Yeety. É a segunda vez que a escola abre as portas para intercambistas. “No primeiro semestre, participou do intercâmbio uma estudante irlandesa e, agora, receber as meninas que moram do outro lado do mundo é uma imensa oportunidade para todos”, destacou a diretora da Cantinho Feliz, Elvira Parnow.

Gostou? Compartilhe