Mais de 40 acadêmicos de Medicina das universidades de Passo Fundo (UPF) e Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizaram o trote solidário no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Uniformizados com camisetas da campanha Trote Solidário, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-SIMERS), os acadêmicos lotaram a unidade para doar e incentivar outras pessoas a fazerem da doação de sangue, um gesto voluntário e permanente.
Na cadeira de coleta, a acadêmica Thamyze Mânica Martio, 21 anos, que está no 1º nível da Faculdade de Medicina da UPF, afirma que o ato da doação é muito importante para quem necessita. Recentemente, seu pai precisou de um transplante renal e ela percebeu o significado fundamental que tem a doação de sangue e de órgãos. A comissão da UPF, representada pelas estudantes Ceres Furlanetto, Flavia Mazzotti, Georgia Manica, Juliana Reiser, Thaís Izolan e Thaís Planthold destacam que a doação é uma atitude bonita em prol da vida. O grupo incentivou a todos para tornarem-se doadores, uma vez que o ato é fácil, rápido, não dói e tem grande importância para quem precisa.
O acadêmico Arthur Costa, 19 anos, que cursa a segunda fase do Curso de Medicina da UFFS, também evidencia que a doação motivada pela campanha Trote Solidário, além de conscientizar outras pessoas a serem doadoras fidelizadas, representa o primeiro passo para os futuros médicos que irão trabalhar para salvar vidas.
O Serviço de Hemoterapia do HSVP desenvolve diversas campanhas de doação de sangue, com o objetivo de manter os estoques de hemocomponentes da instituição. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.