OPINIÃO

Para viver bem, conheça os alimentos

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

- O AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM ajuda a diminuir o mau colesterol das artérias e, conseqüentemente, auxilia na redução das doenças cardiovasculares. O azeite extra virgem ajuda a diminuir a hipertensão, alguns tipos de câncer e fortalece o aparelho digestivo, bem como os elementos imunológicos do organismo.

- Os CEREAIS INTEGRAIS, como por exemplo a aveia, a linhaça, o farelo de trigo, a granôla, o arroz integral, o centeio, a farinha integral, sem nenhum exagero, ajudam prevenir a prisão de ventre, reduzem as taxas de colesterol no sangue e os riscos de doenças cardíacas, bem assim, o câncer associado à obesidade. Os cereais, sem dúvida geram, na pessoa, sensação de saciedade e são ricos em fibras.Estas auxiliam na formação do bolo intestinal e ajudam a diminuir outros distúrbios que podem ocorrer no nosso intestino. Ainda, frise-se, que as fibras dificultam absorção das gorduras pelo organismo. É bom salientar que a ingestão habitual de fibras contidas nos cereais e nas frutas mantém os níveis adequados de glicose em nosso sangue.

- As FRUTAS CÍTRICAS (limão, laranja, acerola e outros...) ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico, reduzindo o risco de câncer e doenças pulmonares. A vitamina C, que é um antioxidante fundamental contra o envelhecimento das células, deve ser consumida, permanentemente. As frutas cítricas auxiliam, também, na cicatrização após procedimentos cirúrgicos.

- Os PEIXESsãofontes completas de proteínas. Quando se come peixe com regularidade é possível aliviar os sintomas de depressão, como a tristeza e a ansiedade. Sendo eles ricos em ômega-3, como é o caso da sardinha, do bacalhau e do salmão, são poderosos amigos na prevenção de infartos e derrames, colaborando no controle da pressão arterial, bem como a coagulação sangüíneas e no caso de inflamações. Alguns estudos mencionam que a ingestão de peixes pode reduzir, inclusive, dores de artrite, e podem amenizar eventual depressão e proteger o cérebro contra doenças, dentre elas, o mal de Alzheimer.

- As NOZES, AMÊNDOAS e CASTANHAS previnem doenças coronárias e afastam a incidência cancerígena nas pessoas usuárias desses alimentos.
A vitamina E, o magnésio e potássio fazem parte destes alimentos. Possuem, ainda, proteínas, gorduras monoinsaturadas saudáveis, fibras, cálcio e zinco. Todos os dias, algumas nozes, podem reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais.

- O SUCO DE UVA possui propriedades benéficas para o nosso organismo. Antioxidante, ajuda aumentar o bom colesterol.

- O ALHO, por sua vez, tem o condão dereduzir a pressão arterial e proteger o coração, porquanto diminui a taxa do mau colesterol, o LDL e aumenta os níveis do bom colesterol, HDL. Ajuda, ainda, na prevenção de tumores malignos.

- A MAÇÃ é, com todo o respeito, a rainha das frutas. Previne tumores malignos, auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüíneas, além de evitar doenças oculares como catarata.
A maçã é rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. Seus benefícios são inúmeros, contém a maioria das vitaminas e sais minerais. Atua contra a diarréia e reumatismo. É rica em fibras e por isso atua no bom funcionamento do intestino, reduzindo o colesterol. Previne alergias e evita a formação de cálculos renais. Limpa o sangue, melhora a respiração e retarda o envelhecimento.

- O TOMATE é um exemplar preventivo do câncer prostático. Combate caspas e queda de cabelo. Elimina doenças hepáticas e é indicado contra hemorróidas, tumores e inflamação ocular.

- O SOJA previne doenças cardiovasculares e diminui os níveis de colesterol ruim. Ajuda, ainda, a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de colón.

- O CHÁ VERDE concentra importantes nutrientes curativos. É antiinflamatório e ajuda a evitar crises de doenças alérgicas, como asma, pressão arterial e o colesterol Evita o endurecimento das artérias, o que reduz doenças cardíacas e derrames. Auxilia na prevenção de tumores malignos, prevenindo pedras nos rins e auxilia também no tratamento da obesidade. O chá verde diminui os perigos de gastrite e câncer de esô - fago.

- Por fim, a ÁGUA é a fonte da vida. Precisamos ingeri-la todos os dias, pelo mínimo dois litros, para ajudar o bom funcionamento intestinal e o sistema circulatório. Os rins necessitam de muita água para procederem a eliminação das toxinas pela urina. Ela ajuda no equilíbrio térmico do corpo, mantendo a pele com aspecto saudável e prevenindo formação de cálculos renais. Pasme, parece ajudar até no controle do colesterol.

Gostou? Compartilhe