Romaria rezará Ano da Misericórdia

Em 2016, a segunda maior romaria do país em homenagem à santa acontecerá no dia 9 de outubro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de agosto anuncia a proximidade da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, considerada a segunda maior celebração do país em homenagem à santa e que, em 2016, acontece no dia 9 de outubro. A festa, que reúne milhares de fiéis em Passo Fundo e que chega, em 2016, na sua 36ª edição, já está sendo preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho de concretizar a proposta da Romaria. Neste ano, a definição do lema e das intenções chama atenção para o trabalho realizado em toda a Igreja a partir da proclamação, pelo papa Francisco, do Ano da Misericórdia: os romeiros e romeiras da Mãe Aparecida rezarão o lema No coração de Maria a misericórdia do Pai.

Pela primeira vez à frente da Romaria, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, acredita que as diferentes intenções que levam os fiéis à peregrinação é o que faz da Romaria uma festa parte da vida da população. “A romaria é uma expressão da vida humana. A religião não caminha a parte, caminha com a vida. Transforma coisas humanas, dando a elas sentido espiritual”, comentou e acrescentou, ainda, que a devoção à Nossa Senhora Aparecida é algo que alegra e engrandece a Igreja. “A Romaria nos dá, também, a ideia de que Deus caminha conosco e nós caminhamos com Ele”, completou. Além do lema, que, para dom Rodolfo, ajuda a refletir o cuidado de Deus para com o povo, a Romaria é tradicional por apresentar, também, três intenções de orações e aprofundamento na fé: 1. Para que a misericórdia de Deus renove a vida de fé de nossas famílias; 2. Para que os vocacionados, a exemplo de Maria, deem seu sim generoso e possam ser misericordiosos como o Pai; 3. Para que a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida anime a fé das nossas comunidades eclesiais e o novo plano de evangelização da Arquidiocese.

Mostra da Ação Solidária
Outro fator central na Romaria, é a Mostra da Ação Solidária que, em seu terceiro ano, já consolidada, proporciona que os romeiros tenham a oportunidade de conhecer a ação realizada pela Igreja em toda a região norte do Estado e, de forma especial, o acompanhamento da Cáritas Arquidiocesana aos grupos de Economia Popular Solidária. Os grupos comercializam artesanatos e produtos de alimentação, como panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos. Algumas entidades sociais e pastorais da Igreja, que atendem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, desempregados, catadores, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e tantas outras pessoas em situação de vulnerabilidade também participam da Mostra e apresentaram parte de seus trabalhos.

Novena
Ainda, buscando desde já orientar os fiéis e preparar a caminhada em honra à Nossa Senhora Aparecida, até o dia 2 de outubro o Santuário Arquidiocesano promove a novena preparatória à Romaria onde, em cada domingo, uma das nove áreas pastorais será responsável pela celebração das 16h, rezando e refletindo temas relacionados às obras de misericórdia.

Gostou? Compartilhe