OPINIÃO

Fatos 12.08.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Última hora

Até o final da tarde de ontem, 489 candidatos a prefeito em 299 municípios gaúchos encaminharam o registro da candidatura para a Justiça Eleitoral. No placar eletrônico disponibilizado pelo DivulgaCandContas também estavam inscritos 484 candidatos a vice-prefeitos e 10.292 candidatos a vereador. A Justiça tem até o dia 12 de setembro para julgar as candidaturas. O registro é feito por meio eletrônico. Se levarmos em consideração que ainda restam pouco menos de 200 municípios e muitos candidatos para serem inscritos não é difícil de acreditar que, quem deixou para última hora corre sério risco de enfrentar um sistema congestionado.  No Brasil, 2.080 candidatos a prefeito estão registrados e 51.099 a vereador.

Muda tudo

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na sessão de quarta-feira, que o julgamento das contas de governo e de gestão, que o prefeito deve anualmente prestar, nos termo do art. 31 da Constituição Federal, é de responsabilidade da Câmara Municipal, e não do Tribunal de Contas do Estado. Na mesma sessão, porém no julgamento do RE 729744, também ficou definido que, em caso de omissão da Câmara Municipal, o parecer emitido pelo Tribunal de Contas não gera a inelegibilidade. O artigo completo, assinado pelo especialista André Leandro Barbi de Souza, com os devidos esclarecimentos técnicos, pode ser acessado no link http://zip.net/bttrzm.

Prudência

Na opinião do especialista, é prudente, portanto, “para que não se forme nenhum juízo precipitado, que se aguarde a respectiva publicação, pois serão intensas as consequências, inclusive junto aos tribunais de contas.”

Ajustes

Reuniões no final de semana acertam detalhes para o início da campanha eleitoral em Passo Fundo.

Gafes

A declaração do ministro da Saúde Ricardo Barros de que homens trabalham mais do que mulheres e que são provedores da família, por isso não encontram tempo para cuidar da saúde, só pode ser brincadeira comigo e com milhões de brasileiras. Sem desmerecer os homens trabalhadores que, acredito, trabalham muito, mas está mais do que comprovado que a mulher além do trabalho formal, cumpre um terceiro turno bonitaço em casa cuidando dos filhos e do próprio marido. A outra verdade é que o homem realmente cuida menos da saúde. As razões são diversas, mas uma delas se destaca: homem tem medo de ir ao médico. 

 

Gostou? Compartilhe