OPINIÃO

Carne vermelha causa câncer?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Diversos alimentos e seus possíveis efeitos, seja na proteção ou no aumento do risco para desenvolvimento do câncer tem sido divulgadas com frequência nos meios de comunicação.

O grande problema destes estudos é a metodologia, já que são necessárias grandes amostras populacionais sendo observadas por longo período de tempo, além da necessidade do controle rigoroso de fatores ambientais, culturais e étnicos, para que o resultado não seja distorcido.

Apesar dessas considerações, a ingesta de carne vermelha tem disso vinculada a vários tumores, principalmente de intestino grosso. As substâncias conhecidas como nitrosaminas são muito conhecidas por seu papel na gênese do câncer e estão presentes, em diferentes concentrações, em vários gêneros alimentícios, como peixes, frutos do mar, cervejas, queijos e também em carnes vermelhas.

Vale lembrar que estes compostos estão presentes em outros produtos amplamente utilizados em nosso dia a dia, como tabaco, pesticidas, cosméticos e derivados da borracha.

Isso nos dá uma medida da dificuldade de identificarmos apenas um item como o responsável exclusivo ou mesmo o principal agente causador do evento oncogênico.

Com certeza está claro que a ingesta em excesso de carnes vermelhas e suas variadas formas de preparo, podem influir na concentração destes agentes carcinogênicos, sendo maior em carnes fritas, defumadas e curadas, como também na popular forma de churrasco com utilização de carvão, e em menores quantidades quando são carnes cozidas. Além disso, deve ser lembrado que a ingesta de gordura que sempre ocorre quando consumimos carne vermelha constitui fator de risco adicional.

É fundamental entendermos que o desenvolvimento de tumores malignos é um processo complexo e multifatorial, por meio de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos, em indivíduos que podem apresentar predisposição biológica.

O ideal é seguirmos bons hábitos de saúde com uma dieta equilibrada, sem excessos de carnes vermelhas e gorduras, com um estímulo ao consumo de frutas e verduras. Uma dieta adequada, associado a exercícios físicos regulares, evitando o fumo e uso abusivo de álcool são pontos importantes para evitarmos muitas doenças atualmente presentes na sociedade contemporânea, incluindo o câncer.

Luis Alberto Schlittler - oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO). Responsável Tumores Gastrointestinais, Sistema Nervoso Central e Pulmão.

Gostou? Compartilhe