OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Curso técnico
Mãos e pés bem cuidados expressam não só beleza, como também bem-estar e saúde. A fim de qualificar os profissionais que atuam ou pretendem atuar nessa área, o Senac Passo Fundo oferece, a partir de 2 de setembro, uma nova turma do curso de Técnicas de Embelezamento de Mãos e Pés. Com carga horária de 100h, os encontros acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Durante a formação os alunos aprendem técnicas de embelezamento, higiene e saúde, além de desenvolverem sua capacidade empreendedora. Matrículas devem ser feitas no Senac Passo Fundo, na rua Sete de Setembro, 1045. Informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou pelo site www.senacrs.com.br/santarosa. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

Palestra
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa e a Academia Passo-Fundense de Medicina promove no dia 29, um encontro conjunto, quando será palestrante Sérgio Turra, sobre perspectiva do Agronegócio Brasileiro. A palestra será realizada no auditório da Academia no Campus II da UPF, às 19h10
 
Plantas Bioativas I
De 22 a 24 de agosto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia a 10ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas e Seminário Regional de Plantas Bioativas. O encontro acontece no Centro de Eventos, Campus I.
 
Serão três dias de evento com palestras, oficinas e painéis. A programação também conta com exposições das entidades organizadoras e mostra de empreendimentos locais, que ocorrem no Portal das Linguagens.


Plantas Bioativas II
O evento é uma realização da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Passo Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – por meio das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, da Saúde e da Educação –, Universidade de Passo Fundo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Itaipu Binacional, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul, ONG Bem a Bá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ICMBio, Pastoral da Saúde, Cotrijal, Cresol, ABHP e Coopasul. Mais informações pelo telefone (54) 3311-5066 ou pelo e-mail [email protected], com Doriana Miotto.

Museus I
O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) recebem, na próxima semana, visitas dos grupos participantes do XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Todos os dias os museus receberão visitantes: 15/08: México, Chile (Ilha de Páscoa) e Mato Grosso do Sul; 16/08: Colômbia, Letônia e Uruguai; 17/08: Goiás, Estados Unidos e Argentina; 18/08: Guan, Peru e Bélgica; e 19/08: Bolívia e Senegal


Museus II
Desde o primeiro Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, em 1992, a Secção Estadual do RS do CIOFF, hoje denominada de Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS), começou a receber como presentes dos grupos convidados bonecas com trajes típicos de seus países. O acervo foi crescendo, até que em 1999 a professora Orfelina Vieira de Melo sugeriu a criação de um museu internacional de bonecas típicas. Esse acervo foi primeiramente montado na sala do andar superior do Teatro Municipal. Em 2005, o curso de Produção Têxtil da UPF efetuou um trabalho de pesquisa e montou bonecas com trajes típicos de todos os estados brasileiros, alguns estilizados, e efetuou a doação das peças ao Festival. Em 2014, com a reforma do Teatro Municipal, a AOFFERS efetuou a doação do acervo ao MHR, que o mantém juntamente com materiais de pesquisas na área de história e folclore à disposição da comunidade, atualizado a cada edição do Festival.

Gostou? Compartilhe