Passo Fundo recebeu na manhã de hoje o Fogo Simbólico da Pátria, um dos símbolos das comemorações da Independência do Brasil. A solenidade de recebimento aconteceu no 3º Regimento de Polícia Montada (3ºRPMon) e foi organizada pela Liga de Defesa Nacional (LDN) e Brigada Militar com apoio de entidades e presença de autoridades. O Fogo Simbólico ficará resguardado no regimento até o início das comemorações, em 1º de setembro.
Conforme o presidente da LDN de Passo Fundo Gilmar Teixeira Lopes toda a programação da Semana da Pátria está sendo finalizada. O desfile de 7 de setembro já está confirmado e os últimos detalhes estão sendo acertados com as entidades que participação da celebração. A Semana da Pátria se inicia no dia 1º de setembro com a saída do Fogo Simbólico do 3ºRPMon, às 8h, e condução até o Altar da Pátria que será instalado no Parque da Gare. “O recebimento do Fogo Simbólico é um momento marcante que representa o ardor e o nosso amor á Pátria”, salienta.
Antes de chegar a Passo Fundo, o Fogo Simbólico passou por Marau. A chama é conduzida pelos principais municípios gaúchos e redistribuído às demais cidades para as comemorações da Semana da Pátria.
Tradição
A LDN comemora neste ano o 100º aniversário e tem como tema “100 anos de civismo”. Conforme o representante da LDN estadual Cel. Álvaro Raul Cruz Ferreira Alvaro a primeira edição do Fogo Simbólico aconteceu no ano de 1938. “Neste ano a LDN no Rio Grande do Sul também comemora e homenageia os 100 anos do ensino na Academia de Polícia Militar da Brigada Militar”, explica. As celebrações da Semana da Pátria, incluindo o percurso do Fogo Simbólico buscam desenvolver nas comunidades o ardor cívico.
A LDN é uma entidade cívico cultural, apartidária, imparcial, independente e transparente que estimula o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais, sem professar qualquer credo político, religioso ou filosófico.