Uma escola mais verde, florida e sustentável. É assim que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp quer ser lembrada. A ideia de um espaço mais ativo e consciente foi parar no papel para ser colocado em prática ainda em 2013, quando alunos e professores elaboravam projetos para a IV Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente (CONIJMA).
Desde então, a cada ano o Projeto Escola Mais Verde, Florida e Sustentável é ampliado com novos objetivos. A arborização interna e externa da escola e a construção de floreiras para jardinagem e de uma horta ecológica, por exemplo, foram ações incluídas recentemente.
“Muitas metas já foram alcançadas, chamando a atenção de todos para o novo visual da escola. A arborização já está concluída e as floreiras cultivadas. A horta já está produzindo, oferecendo alimentos mais saudáveis para horário do lanche”, destacou a professora e coordenadora do projeto, Neusa Martins.
O projeto já envolveu todos os alunos, professores e funcionários, além dos vizinhos do perímetro do Bairro Hípica, onde fica a escola. As atividades também contam com apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura de Passo Fundo.
Para a comunidade escolar, transformar a escola em um espaço educador e sustentável é, antes de tudo, deixar um ambiente mais bonito e saudável. Além de aumentar a qualidade de vida, o projeto também serve de exemplo para todos e propõe uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente.
Uma escola mais verde, florida e sustentável
· 1 min de leitura