O projeto “Valendo Nota! Musicalidade na Universidade”, realizado na tarde desta quarta-feira, 17 de agosto, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), reuniu cerca de trezentos estudantes de escolas públicas de Passo Fundo. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), e o Núcleo de Policiamento Comunitário da Brigada Militar, por meio da Patrulha Escolar. Foram promovidas oficinas de dança, judô, capoeira, slackline, além de atividades de arremesso ao alvo, puxa corda, brincadeiras antigas, entre outras. As ações foram desenvolvidas com o apoio do projeto de extensão Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). O evento culminou com uma oficina de música e apresentação da Big Band Comunitária e do grupo de Choro da UPF.
Os alunos foram recepcionados por palhaços, que fizeram a criançada dançar e cantar, em um momento de recreação. Em seguida, os organizadores e apoiadores da iniciativa deram as boas-vindas aos convidados. Os trezentos estudantes foram divididos em seis grandes grupos, cada um com uma cor e um guia. O trajeto iniciou na “UPF Caminho da Alegria”, que continha obstáculos geométricos. Em seguida, os alunos participaram de uma série de oficinas, cada uma com tempo de 15 minutos, instaladas no Centro de Eventos, no Portal das Linguagens e na área externa.
As atividades foram marcadas pela ludicidade e por momentos de lazer e recreação. “A intenção foi tornar essa tarde prazerosa e mostrar para esses alunos que a UPF é um caminho para a alegria. A Universidade é um espaço comunitário, onde a comunidade pode usufruir, por meio dos projetos de extensão, do conhecimento construído academicamente”, comentou a coordenadora do projeto de extensão Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Feff, professora Lorita Maria Weschenfelder.
A estudante Emanuelle de Lazari, 10 anos, contou que se divertiu muito durante o evento. “Achei todas as atividades legais, mas a que mais gostei foi o judô. Aprendemos muitas coisas sobre esse esporte. Nos divertimos bastante. Pra mim, essa tarde significou muita alegria”, declarou a aluna do quarto ano da Escola Benoni Rosado.
Estão sendo projetadas outras três atividades vinculadas ao projeto Valendo Nota até o final do semestre. “O papel da UPF é levar o diferente, outras alternativas, para essas crianças. A Universidade está de portas abertas para receber a comunidade. Temos o papel de acolher e auxiliar. Essa é a primeira atividade do Valendo Nota, mas já estamos projetando outras três no semestre, que acontecerão para celebrar datas comemorativas como o dia das crianças e a Semana Farroupilha, por exemplo”, revelou a coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF Joseani Perin.
O projeto Valendo Nota foi instigado pelo Núcleo de Policiamento Comunitário, que mantém parceria há algum tempo com a Universidade, e tem como objetivo promover uma cultura de paz nas escolas. Nessa primeira atividade do Valendo Nota, participaram quatro escolas do bairro São José: Benoni Rosado, Eloy Pinheiro Machado, Escola do Hoje e Prestes Guimarães. “Essa atividade foi um momento de promover uma tarde de entretenimento para os alunos. O único requisito para participar foi o bom comportamento. Realizamos, durante todo o ano, um trabalho de prevenção contra a violência, por meio de palestras e atividades de integração na escola. Queremos que essas crianças cultivem a paz”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Policiamento Comunitário de Passo Fundo, Tenente Daisson de Andrade da Silva.
Caminho da Alegria
· 2 min de leitura